Política · Justiça · Mundo

Esquema de desinformação tentou esconder fuga de Flávio Bolsonaro para o exterior

Senador descumpriu ordem do STF para entregar passaportes e deixou o Brasil via Argentina após orquestrar narrativa falsa sobre sua localização.

Foto: Flávio Bolsonaro Crédito: Reuters/Adriano Machado · Original e licença

A saída do senador Flávio Bolsonaro (PL) do Brasil foi marcada por uma operação de desinformação articulada por aliados e contatos internacionais. Enquanto interlocutores espalhavam que o parlamentar já estava nos Estados Unidos, registros oficiais da Direção Nacional de Migrações da Argentina confirmaram que ele cruzou a fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú apenas às 22h50 da última terça-feira (27).

A manobra visava despistar a Polícia Federal e a imprensa durante o período em que o senador já deveria ter cumprido a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado havia determinado, no domingo (25), o recolhimento dos passaportes de Flávio e proibido sua saída do país. Com o fim do prazo para a entrega dos documentos às 11h de terça-feira, a Polícia Federal cancelou a validade dos passaportes comum e diplomático do parlamentar.

Segundo informações da CNN Brasil, a estratégia de desinformação incluiu declarações de fontes ligadas ao governo norte-americano, que chegaram a afirmar, às 17h39, que o senador já teria desembarcado nos EUA. Pouco antes das 22h, aliados chegaram a ventilar que ele estaria na Flórida preparando uma coletiva de imprensa, no exato momento em que ele atravessava a fronteira terrestre argentina acompanhado da família.

Após cruzar a divisa, o grupo embarcou em um avião privado às 23h30, com plano de voo registrado para Guayaquil, no Equador. O senador é alvo de dois inquéritos da Polícia Federal, que apuram o financiamento do filme 'Dark Horse' e suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo o advogado Willer Tomaz. Flávio nega qualquer irregularidade.

Em resumo

  • Flávio Bolsonaro deixou o país via Argentina às 22h50 de terça-feira, após descumprir ordem judicial de entrega de passaportes.
  • Aliados disseminaram informações falsas sobre sua localização para despistar autoridades e a imprensa.
  • O senador embarcou em um voo privado para o Equador menos de uma hora após cruzar a fronteira.
  • O parlamentar é investigado pela PF em inquéritos sobre lavagem de dinheiro e financiamento de produção cinematográfica.

Fonte: Brasil 247

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaSTF desmente busca na casa de Flávio Bolsonaro enquanto senador viaja aos EUA