1343 visitas - Fonte: Carta Capital
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da Covid, afirmou nesta segunda-feira 5 que deve pedir a convocação de Andrea Siqueira Valle, ex-cunhada de Jair Bolsonaro. Andrea aparece em gravações obtidas pelo UOL revelando um possível envolvimento direto do presidente em um esquema de rachadinha quando era deputado.
A informação foi divulgada no Twitter pelo senador que destacou ser ‘fundamental’ a convocação da ex-cunhada, já que desconfia que o modus operandi da rachadinha revelado por Andrea nas gravações pode ter sido replicado na compra de vacinas pelo governo federal.
“É fundamental a CPI convocar Andrea Valle, ex-cunhada de Bolsonaro. Ela pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal”, afirma.
Calheiros destacou ainda que ela pode ser peça-chave na apuração que a CPI faz sobre a existência de um ‘gabinete paralelo’, responsável pela condução do governo federal na pandemia, e de um ‘gabinete do ódio’, grupo encarregado de produzir e disparar notícias falsas durante a pandemia.
“Como se sabe, Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro um influente filtro de indicações”, acrescenta. Carlos e Flávio são citados pelo senador por terem também empregado Andrea em seus gabinetes.
A participação de um militar no esquema de rachadinha também deve ser alvo de apurações da CPI, já que, segundo apontou o relator, pode ter sido espelhado nas suspeitas de corrupção na compra das vacinas.
1)É fundamental a CPI convocar Andrea Valle, ex-cunhada de Bolsonaro.Ela pode explicar se houve espelhamento do esquema das rachadinhas no governo federal.Como se sabe Carlos Bolsonaro é peça fundamental no ministério paralelo e Flávio Bolsonaro um influente filtro de indicações. https://t.co/SaRyL0tyXx
— Renan Calheiros (@renancalheiros) July 5, 2021