510 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em um movimento que reforça seu papel de mediador na América Latina, o Brasil passou a representar oficialmente os interesses diplomáticos do México no Peru, após a ruptura das relações entre os dois países. A decisão, anunciada pelo Itamaraty neste domingo (25), foi tomada a pedido do governo mexicano e com a anuência das autoridades peruanas. O Brasil ficará responsável pela guarda dos prédios da embaixada, da residência do chefe da missão e pela proteção de bens e arquivos oficiais mexicanos em território peruano.
A medida está amparada pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, que prevê essa possibilidade em casos de rompimento de relações. A crise entre Peru e México se agravou em novembro, quando o governo peruano rompeu laços após o México conceder asilo à ex-primeira-ministra Betssy Chávez, que responde a processos relacionados à tentativa de golpe de Estado em dezembro de 2022. O Peru ordenou a saída da encarregada de negócios mexicana de Lima, ação que o México classificou como "excessiva e desproporcional", defendendo o asilo como um ato legítimo de sua tradição histórica.
As tensões remontam à destituição do ex-presidente peruano Pedro Castillo, em dezembro de 2022, quando o México concedeu asilo à sua família e passou a não reconhecer as autoridades que assumiram no Peru. O passo dado pelo Brasil, sob o governo Lula, evidencia uma estratégia ativa de diplomacia e estabilização regional, posicionando o país como um ator confiável capaz de intermediar conflitos mesmo entre nações com governos de diferentes espectros políticos. A iniciativa fortalece os laços com o governo da presidente mexicana Claudia Sheinbaum e sinaliza a intenção brasileira de evitar o isolamento de qualquer nação na região.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.