370 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) posicionou o Brasil de forma contundente contra a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, classificando-a como uma grave violação à soberania e à integridade territorial do país vizinho. Em discurso no encerramento do 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador, Lula se disse “indignado” com a operação comandada pelo governo de Donald Trump, que resultou no sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores. “Como é possível a falta de respeito à integridade territorial? Somos na América do Sul um território de paz”, afirmou, defendendo o continente como uma zona livre de conflitos bélicos.
Lula, no entanto, combinou o princípio da defesa da soberania com um pragmatismo realista sobre a correlação de forças global. Ele deixou claro que o Brasil não tem condições nem intenção de travar uma guerra contra os EUA. “Eu não quero guerra, sou um homem da paz. Temos que saber que sempre que Trump fala ele diz ter os militares e armas mais fortes, mas eu não tenho nada. As Forças Armadas muitas vezes não têm nem dinheiro para comprar bala”, declarou. Sua estratégia, segundo explicou, é a do poder do convencimento, dos argumentos e da força da democracia, citando Gandhi como exemplo de resistência não violenta.
A postura do presidente brasileiro é um claro alinhamento com os princípios do direito internacional e uma rejeição a qualquer resquício de colonialismo. “Não vamos baixar a cabeça para ninguém, respeitando o povo brasileiro e a soberania, isso vale para todos os países do mundo”, afirmou Lula, acrescentando: “Queremos ter relações com EUA, Cuba, China, Índia. Mas não aceitamos mais ser colônia”. A fala reforça a autonomia da política externa brasileira e a condenação ao ato unilateral norte-americano, que já foi criticado também pelo alto-comissário da ONU para Direitos Humanos, Volker Turk, por enfraquecer um pilar fundamental do direito internacional: a proibição do uso da força contra a integridade territorial de um Estado.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.