1236 visitas - Fonte: UOL
Aprovado nesta terça, 26, com pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro por nove crimes, o relatório final da CPI da Covid levou deputados federais de oposição ao governo a cobrarem o impeachment do presidente da República. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira, dar andamento a um dos mais de 130 pedidos de deposição de Bolsonaro empilhados em sua mesa.
O relatório final da investigação foi aprovado por 7 votos a 4. O parecer do senador Renan Calheiros (MDB-AL) encaminha um total 80 indiciamentos, incluindo o de Bolsonaro, por atos e omissões na pandemia de covid-19.
O documento sugere que o chefe do Executivo seja processado por sete crimes previstos no Código Penal, entre crimes contra a humanidade por extermínio, perseguição e outros atos desumanos, além de dois crimes de responsabilidade por condutas adotadas ao longo da crise do coronavírus.
As investigações agora dependem da Procuradoria-Geral da República (PGR), no caso dos crimes comuns, e da Câmara, em relação aos crimes de responsabilidade. O relatório aponta que 120 mil mortes poderiam ter sido evitadas até março deste ano se o Brasil tivesse adotado medidas de contenção do vírus de forma sistemática.
Líder da Minoria na Câmara, o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) cobrou que a Casa dê continuidade ao trabalho dos senadores e coloquem "toda pressão para votar o impeachment de Bolsonaro."
É OBRIGAÇÃO dos deputados darem continuidade ao corajoso trabalho dos senadores e colocarem toda pressão p/ votar o impeachment de Bolsonaro. Os crimes de responsabilidade do presidente MATARAM centenas de milhares de brasileiros e a Câmara não pode seguir omissa.#CPIdaCOVID19
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 26, 2021
Justiça pelas mais de 606 mil vítimas da covid-19 no Brasil! #CPIDaCovid https://t.co/tVeB2b25Qr
— Alessandro Molon ???? (@alessandromolon) October 26, 2021
?????? Depois de 69 sessões finalmente a CPI chega ao fim com a aprovação do relatório por 7 votos a 4. Fim das sessões, mas o trabalho continua e to junto na luta por: FORA, BOLSONARO GENOCIDA!
— Alexandre Padilha (@padilhando) October 26, 2021
CPI DA PANDEMIA APROVA POR 7 A 4 RELATÓRIO QUE RECOMENDA PRISÃO DE BOLSONARO E INDICIAMENTO DE DEZENAS. O governo e seus cúmplices cometeram crime hediondo contra brasileiros. São mais de 605 mil vítimas. Não podemos aceitar tamanha barbárie. Aras, NÃO PREVARIQUE! #CPIdaPandemia
— Ivan Valente (@IvanValente) October 26, 2021
RELATÓRIO DA CPI APROVADO. Impeachment e Cadeia para Bolsonaro #BolsonaroNaCadeia
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) October 27, 2021