TCU exige que Exército corrija falhas no controle de armas de CACs

Portal Plantão Brasil
16/5/2024 12:01

TCU exige que Exército corrija falhas no controle de armas de CACs

0 0 0 0

245 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nesta quarta-feira (15) que o Exército adote 180 medidas para revogar registros de Caçadores, Atiradores esportivos e Colecionadores de armas (CACs) condenados, falecidos ou alvos de mandados de prisão. A decisão foi baseada em uma auditoria do próprio TCU sobre o controle de armas conduzido pelo Exército entre 2019 e 2022.

O relatório revelou que 2.579 pessoas falecidas ainda tinham registro ativo no sistema de armamento do Exército, sem informações sobre o paradeiro dessas armas. Além disso, o documento apontou que 19.479 pessoas com processos de execução penal em aberto e 9.387 alvos de mandados de prisão também possuíam registro ativo para posse de armas.

Entre as falhas identificadas, constatou-se que 38.142 CACs estavam com o registro vencido ou cancelado, mas continuavam em posse dos armamentos. Segundo o TCU, um dos fatores que contribuíram para esses problemas de fiscalização foi o aumento no número de registros de CACs durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A auditoria destacou a necessidade urgente de melhorias no sistema de controle de armamentos do Exército para garantir a segurança pública e evitar o uso indevido dessas armas. A corte de contas exigiu que o

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians