418 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal lançou, na manhã desta terça-feira (28/5), a Operação Redescobrimento para desmantelar uma organização criminosa internacional que desviou cerca de R$ 10 milhões de contas bancárias de clientes de bancos portugueses. A investigação está sendo conduzida pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, focando em fraudes bancárias eletrônicas.
Foram expedidos 21 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva em Fortaleza/CE, Imperatriz/MA, Gurupi/TO, Jacareí/SP, São Bernardo do Campo/SP, Caraguatatuba/SP, Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, Vila Velha/ES e Brasília/DF. Além disso, houve ordens de bloqueio de bens e valores emitidas pela Justiça.
As investigações começaram com informações fornecidas pela Polícia Judiciária de Portugal, através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T), como parte da Operação Vera Cruz em Portugal. A cooperação policial e jurídica entre Brasil e Portugal, bem como o apoio do Financial Crime and Anti-Corruption Centre (IFCACC) da INTERPOL, foram fundamentais para o avanço das investigações no Brasil.
Durante as investigações, foi identificada uma complexa estrutura criminosa especializada em fraudar contas bancárias em Portugal, operando a partir de várias cidades brasileiras. Os criminosos utilizavam técnicas de phishing, smishing e vishing para obter dados bancários das vítimas. Eles criavam sites e telas similares aos dos bancos portugueses, enviavam mensagens SMS e realizavam ligações telefônicas para enganar as vítimas.
Os valores desviados das contas bancárias em Portugal eram inicialmente transferidos para contas de "laranjas" em Portugal e, posteriormente, trazidos ao Brasil por meio de empresas de transferências e remessas internacionais de valores. No Brasil, os valores eram movimentados para parecerem legítimos, incluindo investimentos em criptoativos.
Os crimes investigados incluem organização criminosa, invasão de dispositivo informático, furto mediante fraude e lavagem de dinheiro.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.