1317 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado estadual Leonel Radde (PT-RS) afirmou que, em um cenário político normal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito no primeiro turno em 2026. Em entrevista ao programa Boa Noite 247, o parlamentar avaliou que os indicadores econômicos do governo – como a menor inflação da história para um mandato completo, a menor taxa de desemprego e o maior ganho real do salário mínimo – criam uma base sólida para a vitória. No entanto, Radde alertou que a eleição será dura, marcada pela força do bolsonarismo, pela desinformação e pelo medo, sendo a segurança pública o tema central do debate.
Radde foi categórico ao analisar o campo oposicionista, declarando que "não existe essa terceira via" de uma direita democrática, que teria sido "totalmente engolida e coptada pela extrema-direita, pelo bolsonarismo". Ele citou pesquisas que mostram Flávio Bolsonaro à frente do governador Tarcísio de Freitas, vendo nisso a prova da hegemonia do núcleo bolsonarista. O deputado também relacionou o cenário nacional a uma estratégia de desestabilização internacional, citando a influência dos Estados Unidos sob Donald Trump.
Sobre o veto de Lula ao PL da dosimetria, o petista afirmou que a tentativa de derrubada no Congresso tem como objetivo central "tensionar com o STF" e defendeu uma forte mobilização social para sustentar a decisão presidencial. Ele criticou a proposta, argumentando que a mudança beneficiaria criminosos comuns, pedófilos e o crime organizado, e que este deve ser o eixo do debate. Na área de segurança pública, Radde defendeu a criação imediata de um ministério específico, separado da Justiça, e fez uma autocrítica ao campo progressista, que, segundo ele, "só aparece no momento de crítica", perdendo espaço na narrativa para a direita. Ele enfatizou a necessidade de a esquerda dialogar com as forças policiais e apresentar propostas concretas que acolham o medo da população, evitando a sedução por soluções autoritárias.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.