200 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Em um discurso inflamado durante o ato "Mulheres com Lula" em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Congresso Nacional deve aprovar o fim da escala de trabalho 6x1. Lula destacou que a extinção dessa jornada exaustiva é uma conquista da mobilização popular para garantir mais dignidade, convivência familiar e tempo livre, beneficiando de forma direta as mulheres trabalhadoras que enfrentam duplas jornadas. A tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no Senado ganhou ritmo acelerado após o Executivo articular um acordo estratégico com as lideranças do Legislativo, travando uma pauta prioritária de valorização da classe trabalhadora.
Além da pauta trabalhista, o presidente reafirmou a defesa inegociável da soberania nacional, mandando um recado direto a potências globais ao declarar que "nenhum governo estrangeiro meterá o bedelho" no Brasil enquanto estiver na Presidência. Lula associou a autonomia do país ao investimento massivo na educação de jovens e na elevação da renda da população, defendendo que o respeito internacional se constrói com um povo capacitado, de cabeça erguida e com instituições fortes. O chefe do Executivo voltou a colocar a educação de excelência e o desenvolvimento tecnológico como os pilares centrais do projeto de país para os próximos anos.
Voltado ao público feminino, o ato transformou-se em um convocatório para ampliar a participação das mulheres na política institucional. Lula enfatizou a contradição de as mulheres representarem a maioria da população e do eleitorado, mas ainda ocuparem uma fração minoritária nas bancadas do Senado e da Câmara dos Deputados. Ao chamar as eleitoras a exercerem seu poder nas urnas para elegerem representantes comprometidas com os direitos sociais, o presidente reforçou que o fortalecimento da democracia brasileira passa, obrigatoriamente, pela ocupação feminina dos espaços de poder.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.