Política · Economia

Pesquisa Quaest aponta que 69% dos brasileiros sentiram aumento na renda familiar

Levantamento da Quaest revela melhora na percepção econômica dos brasileiros sobre a renda, em meio à reta final da disputa presidencial de 2026.

Foto: Dinheiro Crédito: REUTERS/Bruno Domingos · Original e licença

Uma nova pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21), traz um dado relevante sobre a economia doméstica: 69% dos brasileiros afirmam que sua renda familiar aumentou nos últimos 12 meses. O levantamento, realizado entre os dias 17 e 20 de outubro, aponta uma melhora na percepção da população sobre o poder de compra às vésperas do segundo turno das eleições.

Entre os entrevistados, 16% declararam que o crescimento de seus rendimentos superou a alta dos preços, atingindo o maior índice desde o início da série histórica, em março. Além disso, o grupo que afirma não ter tido qualquer aumento de renda caiu para 28%, o menor patamar registrado até o momento.

Apesar do avanço, o cenário ainda é de cautela para uma parcela significativa da população. Somados, aqueles que relatam que a renda não cresceu ou que o aumento foi inferior à inflação representam 49% dos ouvidos pela pesquisa. Outros 32% afirmam que o ganho salarial acompanhou o custo de vida.

Os dados ganham peso no debate eleitoral, que coloca frente a frente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Na mesma rodada da Quaest, o cenário eleitoral mostra um empate técnico, com Flávio Bolsonaro registrando 45% das intenções de voto contra 44% de Lula.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-08535/2026, ouviu 2.154 pessoas e possui margem de erro de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Fonte: Brasil 247

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaIBGE ajusta nota metodológica sobre o PIB e retira menção a atividades ilícitas