Política · Justiça

Deputado aliado de Flávio Bolsonaro é flagrado com gesto ligado a grupos supremacistas

O deputado Delegado Olim foi filmado fazendo um sinal controverso durante o debate da Band; parlamentar alega que reagia a uma provocação na plateia.

O deputado estadual Delegado Olim (PP), figura próxima à campanha de Flávio Bolsonaro (PL), tornou-se o centro de uma polêmica após ser registrado fazendo um gesto associado ao supremacismo branco durante o debate presidencial da Band, realizado no último domingo (18). O parlamentar estava posicionado na plateia, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

As imagens, que circularam nas redes sociais e foram destacadas em reportagem do Intercept Brasil, mostram o deputado unindo o polegar e o indicador. O sinal, embora frequentemente utilizado como um gesto comum de 'OK', foi apropriado por grupos de extrema-direita a partir de 2017. A Anti-Defamation League (ADL) monitora o símbolo, ressaltando que sua interpretação depende estritamente do contexto em que é aplicado.

Questionado pelo Intercept, Olim inicialmente alegou não se recordar do momento. Posteriormente, justificou que o gesto teria sido uma reação a uma pessoa na plateia que o filmava insistentemente, a quem ele associou ao campo político do PT. Ao ser confrontado com o vídeo pela reportagem, o deputado encerrou a comunicação, declarando: 'Põe o que você quiser aí'.

O episódio traz à tona o histórico de uso de simbologias controversas por aliados do bolsonarismo. Em 2024, o ex-assessor presidencial Filipe Martins foi condenado por incitar preconceito de raça após realizar um gesto similar durante uma sessão do Senado em 2021. O caso de Olim também reacende críticas sobre sua trajetória parlamentar, incluindo um episódio anterior no Conselho de Ética da Alesp, arquivado, sobre declarações polêmicas envolvendo a deputada Isa Penna.

Em resumo

  • O deputado Delegado Olim foi filmado fazendo um gesto associado ao supremacismo branco no debate da Band.
  • O parlamentar negou intenção ideológica e afirmou que reagia a uma pessoa que o filmava na plateia.
  • O uso de símbolos similares já resultou em condenação judicial de ex-assessor de Jair Bolsonaro em 2024.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaBispos católicos se posicionam contra o autoritarismo e defendem voto em Lula