Política · Mundo

Lula avança na Europa e mobilização de eleitores brasileiros cresce no segundo turno

Presidente amplia votação em países europeus e registra maior comparecimento às urnas em cidades como Paris e Barcelona neste domingo.

Foto: - Lula durante campanha (Ricardo Stuckert / Divulgação da campanha) · Original e licença

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consolidou sua vantagem e ampliou a votação no segundo turno das eleições presidenciais em importantes colégios eleitorais da Europa. Dados parciais deste domingo (25) mostram que o petista superou o desempenho obtido no primeiro turno em países como Alemanha, França, Espanha e Suíça, impulsionado por uma maior mobilização da comunidade brasileira no exterior.

Somente nesses quatro países, Lula conquistou 8.856 votos a mais do que no pleito de 4 de outubro, representando um crescimento de 25,5%. O cenário reflete uma redução na abstenção, que havia sido um desafio no primeiro turno. Em cidades como Paris e Barcelona, o aumento do comparecimento foi notável, com a maioria dos novos votos sendo destinados à candidatura petista.

Na Suíça, o presidente registrou o maior salto proporcional, com um crescimento de 36,5% em relação à primeira etapa da disputa. Na Alemanha e na França, o petista também manteve larga vantagem, alcançando, respectivamente, 79,09% e 83,96% dos votos válidos. Na Espanha, Lula obteve 68,42% da preferência dos eleitores que compareceram às urnas.

Levantamento parcial divulgado às 15h15 deste domingo, com base nos boletins de urna disponíveis, apontava o presidente com 59,3% dos votos válidos no exterior, contra 40,7% de Flávio Bolsonaro (PL). Além dos países citados, Lula lidera a apuração em nações como Bélgica, Países Baixos, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Estônia, enquanto o adversário mantém vantagem na Grécia.

Em resumo

  • Lula ampliou sua votação em 25,5% na Alemanha, França, Espanha e Suíça comparado ao primeiro turno.
  • Cidades como Paris e Barcelona registraram maior comparecimento de eleitores brasileiros.
  • Apuração parcial indica Lula com 59,3% dos votos válidos no exterior contra 40,7% de Flávio Bolsonaro.

Fonte: Revista Fórum

COMECE A CONVERSA

O que você acha desta notícia?

Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.

Comentários

Próxima notíciaLula supera Flávio Bolsonaro com ampla vantagem nas urnas em Portugal