Camilo Santana ganha força no governo Lula e articula nome para a Secom
Com a vitória nas urnas, o senador Camilo Santana se consolida como peça-chave no próximo mandato de Lula e busca emplacar aliado na comunicação.

Foto: Crédito: ABR · Original e licença
Apenas três dias após o encerramento das eleições, as movimentações para a formação do quarto mandato do presidente Lula (PT) já ocupam o centro das atenções em Brasília. Enquanto o mercado político especula sobre o futuro de nomes como Fernando Haddad, Rui Costa e Geraldo Alckmin, uma presença já é dada como certa no primeiro escalão: o senador Camilo Santana (PT-CE).
Segundo informações divulgadas pelo portal Metrópoles, o parlamentar, que coordenou a campanha de Lula no segundo turno, é o nome mais cotado para assumir pastas estratégicas, como a Casa Civil. A proximidade de Santana com o presidente o coloca em uma posição de influência privilegiada na montagem da nova Esplanada.
Essa força política já se reflete em articulações para cargos específicos. Conforme apurou o jornalista Igor Gadelha, também do Metrópoles, Camilo trabalha para indicar o jornalista cearense Chagas Vieira para o comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom), substituindo o atual ministro Sidônio Palmeira.
Chagas Vieira possui um histórico de longa data com o grupo petista no Ceará, tendo chefiado a Casa Civil na gestão de Elmano de Freitas. O jornalista, que integrou a equipe de comunicação de Lula no segundo turno a convite de Santana, deve discutir sua possível nomeação após retornar de uma viagem à Europa, prevista para o próximo fim de semana.
Em resumo
- Camilo Santana é apontado como nome garantido no próximo governo Lula.
- O senador articula a indicação de Chagas Vieira para a chefia da Secom.
- As negociações formais para o novo ministério devem ganhar ritmo na próxima semana.
Fonte: Brasil 247

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.