Lula busca diálogo com novo presidente do Paraguai após queda e prisão de Santiago Peña
Após o impeachment e a detenção de Santiago Peña por escândalo financeiro, o presidente Lula parabeniza Pedro Alliana e reforça laços diplomáticos com o país vizinho.

Foto: O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR · Original e licença
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem de felicitações ao novo presidente do Paraguai, Pedro Alliana, na noite desta sexta-feira (6). A comunicação ocorre logo após a destituição de Santiago Peña, que teve seu mandato cassado por unanimidade pelo Senado paraguaio e foi preso preventivamente por ordem do Ministério Público.
Em publicação nas redes sociais, Lula manifestou o desejo de manter uma relação "aberta, franca e cooperativa" com o novo mandatário. O objetivo do governo brasileiro é assegurar a continuidade da agenda bilateral, focada na integração regional e em temas estratégicos como o comércio e a gestão compartilhada da hidrelétrica de Itaipu. Alliana respondeu ao gesto, defendendo a manutenção dos laços de fraternidade entre as duas nações.
A crise política no Paraguai foi deflagrada por um escândalo financeiro envolvendo o Ueno Bank, instituição que sofreu intervenção do Banco Central local. Peña, que foi acionista de uma empresa ligada ao grupo proprietário do banco até 2025, enfrenta acusações de conflito de interesses e falhas na fiscalização. Embora Alliana também tenha sido alvo de questionamentos da oposição sobre o caso, a Câmara dos Deputados rejeitou a abertura de um processo de impeachment contra ele.
Pedro Alliana, de 52 anos, pertence ao Partido Colorado e assumiu o comando do país para concluir o mandato, que se estende até agosto de 2028. A transição é acompanhada de perto pelo Palácio do Planalto, que avalia os impactos da mudança na correlação de forças regionais, especialmente após a saída de um aliado próximo ao ex-presidente americano Donald Trump.
Em resumo
- Santiago Peña foi destituído pelo Senado paraguaio e preso por suspeitas de irregularidades financeiras no Ueno Bank.
- Pedro Alliana, vice-presidente eleito em 2023, assumiu a presidência do Paraguai até 2028.
- Lula parabenizou o novo presidente e reforçou o interesse em manter a cooperação bilateral entre Brasil e Paraguai.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.