4253 visitas - Fonte: Folha de São Paulo
SÃO PAULO - Quatro dias após manifestações de rua pelo país, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de panelaços em diversas cidades do país, incluindo capitais como São Paulo e Rio, na noite desta quarta (2), durante pronunciamento em rede nacional de TV.
Na capital paulista, houve panelaço em bairros como Santa Cecília (região central), Perdizes (zona oeste), Tatuapé (zona leste), Santana (zona norte) e Saúde (zona sul).
Pelo Brasil, também foram registrados em capitais como Recife, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em Brasília, na Asa Norte, houve ainda gritos de "fora" e "genocida".
Esse tipo de protesto contra o presidente tem ocorrido desde março de 2020, quando foi declarada a pandemia do coronavírus, principalmente em ocasiões em que Bolsonaro faz declarações na TV.
A gestão da crise sanitária pelo governo e a demora na aquisição de vacinas contra a Covid-19 têm sido a principal motivação para os panelaços. Nesta quarta, o país atingiu a marca de 467 mil mortes pela doença.
Pesquisa do Datafolha, feita entre os dias 11 e 12 de maio, mostrou que Bolsonaro está com a sua mais baixa taxa de apoio no mandato —24%. Questionados sobre a corrida eleitoral de 2022, 54% dos entrevistados pelo instituto disseram que não votarão no atual presidente de jeito nenhum.
Bolsonaro tem sido pressionado também pela CPI da Covid, que apura falhas de sua administração na resposta à pandemia.
No último sábado (29), grupos de oposição, liderados por centrais sindicais e partidos de esquerda, decidiram ir às ruas, mesmo com o risco de disseminação da doença, para protestar contra o presidente. Houve manifestações em todas as capitais estaduais, e novos atos já estão sendo convocados para o dia 19 deste mês.
Nesta semana, o presidente voltou a provocar críticas da oposição ao articular a realização no Brasil da Copa América, que iria ser sediada pela Argentina e pela Colômbia nas próximas semanas.
NOTA DO PLANTÃO BRASIL:
Assista ao vídeo abaixo e divulgue:
Veja também algumas das postagens em rede dos panelaços registrados na noite de ontem, durante o pronunciamento do presidente:
Caramba! Vou ter de fazer o sacrifício profissional de ler a íntegra do pronunciamento de Bolsonaro. Tentei ouvir, mas o panelaço não deixou. Aqui na minha região, o maior da história. pic.twitter.com/ODXAGF3o06
— Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) June 2, 2021
Alô @ArthurLira_, deu pra ouvir o panelaço daí? E as manifestações do último dia 29, deu pra ver? Os crimes denunciados estão nas centenas de pedidos de impeachment que você insiste em ignorar. A história e o povo brasileiro vão cobrar!
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) June 2, 2021
Panelaço correu solto pelo Brasil. Em várias cidades do Brasil, o povo gritou #forabolsonaro. Ninguém aguenta mais e a pressão vai seguir!
— Carlos Zarattini (@CarlosZarattini) June 3, 2021
Bolsonaro pensa que engana o povo que está desempregado, com renda baixa e passando fome. Acha que mentir na TV vai salvar sua pele, é só ver o panelaço. Já foi desmentido! #ForaBolsonaro #Panelaço pic.twitter.com/t5XD5HekHI
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 2, 2021
Panelaço registrado em todo o Brasil durante pronunciamento de Bolsonaro!
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) June 3, 2021
#ForaBolsonaro pic.twitter.com/PCGIx69LND
PANELAÇO: A condução da pandemia levou Bolsonaro receber panelaço na Barra da Tijuca.
— Renan Brites Peixoto (@RenanPeixoto_) June 2, 2021
A Barra é onde fica o condomínio Vivendas da Barra, aquele do Bolsonaro e do assassino de Marielle Franco. ??
pic.twitter.com/6wDxCFzDvH
Nas paredes, nas panelas, em todo lugar é FORA BOLSONARO!!!!#panelaco
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) June 2, 2021
via: @projetemos pic.twitter.com/MRnM9XooLp
Parece que o tiro saiu pela culatra. #panelaco #panelacoforabolsonaro pic.twitter.com/hnvoOFuXnL
— Orlando Silva (@orlandosilva) June 3, 2021