729 visitas - Fonte: Rede Brasil Atual
São Paulo – O senador Rogério Carvalho (PT-SE), integrante da CPI da Covid, anunciou nesta quinta-feira (10) que apresentou denúncia à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Jair Bolsonaro. Ele é acusado de tráfico de influência em benefício dos laboratórios EMS e Apsen. As empresas são citadas nominalmente pelo presidente em telefonema ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Na ligação, Bolsonaro pede que as exportações de insumos para a produção de cloroquina sejam aceleradas.
“Denunciamos Bolsonaro agora na PGR. O Globo apresentou provas graves de que Bolsonaro agiu com tráfico de influência para favorecer empresas, enganar o Brasil com a cloroquina, ignorar a vacina e promover imunidade de rebanho, com contaminação dos brasileiros ao vírus”, disse Carvalho, pelo Twitter.
O lobby em favor de empresários aliados foi revelado por Paulo Cappelli, no jornal O Globo. A reportagem utilizou um telegrama sigiloso do Ministério das Relações Exteriores obtido pela CPI. O documento traz a transcrição da conversa de Bolsonaro com Modi, em abril do ano passado, solicitando a liberação dos insumos.
Tráfico de Influência em Transação Comercial Internacional,este foi o crime que aconteceu no telegrama do Bolsonaro à Índia. Investir na cloroquina foi a aposta do presidente como "medida sanitária" para garantir a imunidade de rebanho. Um crime contra a vida! #BolsonaroGenocida
— Rogério Carvalho ?????? (@SenadorRogerio) June 10, 2021