871 visitas - Fonte: UOL
O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL) disse que nesta semana um despacho será enviado ao presidente do colegiado, senador Omar Aziz (PSD-AM), para que ao menos três testemunhas se tornem investigados.
O parlamentar chegou a citar o nome do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e do ex-secretário especial de Comunicação da República, Fabio Wajngarten. As declarações foram transmitidas em entrevista ao Jornal Hoje, da TV Globo.
"Vamos fazer durante a semana um despacho comunicando essa nova fase e que agora teremos vários desses que mesmo comparecendo a comissão foram tratados como testemunhas, mas agora na condição de investigados, sim. Acho que esses três [Wajngarten, Pazuello e Araújo] são fortes candidatos a constarem nessa nova relação. Isso ainda vai ser decidido durante a semana" Renan Calheiros
Renan detalhou, ainda, que a medida em que as então testemunhas da CPI sejam colocadas como investigados haverá uma série de caminhos do processo penal.
Isso será necessário para requisitar documentos, fazer buscas e apreensões, além de executar o que ele considerou como "necessário em função de informações que começam a chegar".
CPI da Covid foi criada no Senado após determinação do Supremo. A comissão, formada por 11 senadores (maioria é independente ou de oposição), investiga ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia do coronavírus e repasses federais a estados e municípios. Tem prazo inicial (prorrogável) de 90 dias. Seu relatório final será enviado ao Ministério Público para eventuais criminalizações.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.