Ministério da Saúde desmascara fake news bolsonarista sobre aborto no governo Lula

Portal Plantão Brasil
1/3/2024 12:58

Ministério da Saúde desmascara fake news bolsonarista sobre aborto no governo Lula

0 0 0 0

932 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

O Ministério da Saúde, se posicionou firmemente contra as distorções e o uso indevido de uma nota técnica da pasta para a propagação de desinformação. Bolsonaristas manipularam o conteúdo deste documento para espalhar falsas alegações de que o governo Lula teria legalizado o aborto no Brasil.

A nota técnica em questão, originalmente emitida para revisar orientações do governo Bolsonaro sobre o aborto legal, não passou por todas as instâncias obrigatórias dentro do Ministério da Saúde nem pela consultoria jurídica da Pasta, levando à sua suspensão. A recomendação anterior limitava a realização do aborto legal a até 21 semanas e 6 dias de gestação, baseando-se na premissa de viabilidade fetal externa. Este critério criou barreiras significativas para o acesso ao aborto legal, como evidenciado pelo caso amplamente divulgado de uma menina de 11 anos em Santa Catarina, estuprada e inicialmente proibida de realizar o procedimento.

A ministra Trindade, ao tomar conhecimento da publicação e da subsequente desinformação gerada, agiu prontamente para esclarecer a situação. A suspensão da nota técnica reflete o compromisso do governo com a precisão e a responsabilidade na comunicação de políticas públicas, especialmente em assuntos tão sensíveis quanto o direito ao aborto legal nos casos previstos em lei.

O incidente destaca a importância de processos claros e transparentes no desenvolvimento e na comunicação de políticas de saúde, bem como a necessidade de vigilância constante contra a desinformação. O Ministério da Saúde reitera seu compromisso com a saúde e o bem-estar de todos os brasileiros, assegurando que todas as medidas e orientações sejam baseadas em evidências científicas e no respeito às leis vigentes.



Com informações do X

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians