Dilma viaja a Roma para consistório de Dom Orani e encontro com Napolitano

Portal Plantão Brasil
20/2/2014 20:30

Dilma viaja a Roma para consistório de Dom Orani e encontro com Napolitano

0 0 0 0

1862 visitas - Fonte: EBC

Em viagem à Itália para a cerimônia de consagração do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta como novo cardeal, a presidenta Dilma Rousseff se encontrará amanhã (21) com o papa Francisco e com o presidente italiano, Giorgio Napolitano.



A Itália passa por um momento de transição – há uma semana, o primeiro-ministro, Entico Letta entregou o cargo, que ocupou durante apenas dez meses, e um novo governo será formado. De acordo com o subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Ministério das Relações Exteriores, Antonio da Rocha Paranhos, o objetivo do encontro da presidenta brasileira com Napolitano é buscar o aumento da cooperação entre os dois países, especialmente no apoio a pequenas e médias empresas.



“A reunião tratará também dos recentes anúncios de novos investimentos de empresas italianas no brasil, como a Fiat, a Tim e a Enel [empresa geradora de energia elétrica]”, informou Paranhos. A Itália é o oitavo maior parceiro comercial do Brasil, tendo fechado o ano passado com trocas comerciais que chegaram a cerca de US$ 11 bilhões.



Ainda não foi confirmado se Dilma se reunirá com o novo primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, encarregado de formar um novo gabinete a partir da próxima segunda-feira (24). “Ao que eu saiba, não houve nenhuma iniciativa do lado italiano de solicitar esse tipo de encontro”, disse o subsecretário-geral do Itamaraty, em entrevista a jornalistas.



Em seu terceiro encontro com o papa Francisco desde que ele assumiu o pontificado, em março do ano passado, a presidenta deverá tratar de temas da agenda internacional, além de intensificar o diálogo brasileiro com o Vaticano. Paranhos justificou essa proximidade pelo fato de o papa ser uma “voz cada vez mais atuante em temas caros ao Brasil”. Para ele, o encontro com Francisco vai “assinalar a identificação de objetivos e propósitos, dado que o papa tem sido muito [importante] na defesa de temas como inclusão social, combate à pobreza e luta contra a discriminação”.



O arcebispo do Rio de Janeiro já está no Vaticano, onde será proclamado cardeal neste sábado (22). Após o consistório, dom Orani e mais 18 novos membros do Colégio Cardinalício receberão cumprimentos dos convidados para a cerimônia. Domingo (23), o papa Francisco celebrará missa com os novos cardeais.



Dilma partiu no fim desta tarde para a Europa, após inaugurar o estádio Beira-Rio em Porto Alegre, e abrir a Festa da Uva em Caxias do Sul. De Roma, onde se hospedará na sede da Embaixada do Brasil na Itália, a presidenta viajará para Bruxelas, na Bélgica, para participar da 7ª Cúpula Brasil-União Europeia.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians