Centrão articula reforma eleitoral para mudar sistema de votação no Brasil
Presidente da Câmara, Hugo Motta, lidera negociações para implementar o voto distrital misto com transição via 'distritão' a partir de 2030.

Foto: Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REPUBLICANOS – PB) Crédito: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados · Original e licença
A cúpula da Câmara dos Deputados, sob a liderança de Hugo Motta (Republicanos-PB), iniciou uma articulação política para alterar o sistema eleitoral brasileiro. O objetivo do grupo, composto por partidos do centrão, é aprovar ainda este ano uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece o voto distrital misto como modelo definitivo a partir de 2034, utilizando o 'distritão' como etapa de transição em 2030.
A estratégia foi consolidada em uma reunião realizada nesta quarta-feira (28), que contou com a presença de lideranças do MDB, PP, União Brasil, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, Podemos e PSB. Segundo Motta, o próximo passo será ampliar o diálogo com as bancadas de esquerda e de direita para viabilizar a votação. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, já confirmou que a legenda fechará questão em apoio à mudança, argumentando que o modelo estreita a relação entre eleitores e parlamentares.
A movimentação ocorre em um cenário de reconfiguração das forças políticas no Congresso. Analistas apontam que a proposta busca reduzir o impacto dos chamados 'puxadores de votos', que atualmente beneficiam legendas com grandes nomes, alterando a dinâmica de ocupação das cadeiras. No sistema distrital misto, o eleitor vota em um representante do distrito e em uma lista partidária, enquanto o 'distritão' elege os mais votados diretamente.
Além da reforma do sistema de votação, a Câmara instituiu um grupo de trabalho com prazo de duas semanas para revisar o Código Eleitoral no que tange à propaganda nas redes sociais. A intenção, segundo a presidência da Casa, é estabelecer critérios claros para o ambiente digital sem promover censura.
Em resumo
- A Câmara articula a aprovação de uma PEC para adotar o sistema distrital misto até 2034.
- O modelo de transição previsto para 2030 é o 'distritão', onde os mais votados ocupam as vagas.
- Um grupo de trabalho foi criado para definir novas regras de propaganda política nas redes sociais.
Fonte: Brasil 247

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.