Após impeachment, Santiago Peña é transferido para base militar em Assunção
Ex-presidente do Paraguai foi levado ao Regimiento Escolta Presidencial após protestos e decretação de prisão domiciliar por escândalo bancário.

Foto: Santiago Peña, ex-presidente do Paraguai. Foto: reprodução · Original e licença
O ex-presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi transferido na madrugada deste sábado (7) de sua residência para o Regimiento Escolta Presidencial (REP), em Assunção. A mudança de local ocorreu poucas horas após o Congresso paraguaio aprovar seu impeachment e a Justiça determinar sua prisão domiciliar.
Segundo informações do jornal paraguaio ABC, a transferência foi motivada por questões de segurança. Manifestantes se reuniram em frente à casa de Peña, no bairro Mbocayaty, exigindo o encarceramento do ex-mandatário e entrando em confronto com as forças policiais. O REP, unidade militar que cuida da segurança presidencial, foi escolhido para abrigar o ex-líder enquanto o processo judicial segue seu curso.
Peña é investigado por suspeitas de corrupção envolvendo a quebra do banco Ueno, caso que desencadeou uma profunda crise política e econômica no país. O ex-presidente tem depoimento agendado para este sábado, às 10h (horário de Brasília), em uma promotoria federal.
Com a destituição de Peña, o então vice-presidente Pedro Alliana assumiu o comando do país ainda na sexta-feira (6).
Em resumo
- Santiago Peña foi destituído da presidência do Paraguai após votação de impeachment na sexta-feira.
- O ex-presidente foi transferido para uma instalação militar após protestos em sua residência.
- Peña responde a investigação por corrupção ligada à falência do banco Ueno.
- Pedro Alliana assumiu a chefia do Executivo paraguaio imediatamente após a queda de seu antecessor.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.