Governo federal inicia ofensiva tecnológica e bloqueia 143 celulares em presídio do Rio
Primeira operação sob novo decreto de Lula interrompe comunicações ilícitas em presídio e entrega armas antidrones para forças de segurança fluminenses.

O governo federal deu início, nesta quinta-feira (15), à primeira ação prática do Programa Nacional de Neutralização de Comunicações Ilícitas em Estabelecimentos Penais. A operação, realizada em uma unidade prisional do Rio de Janeiro mantida em sigilo por questões de segurança, resultou no bloqueio imediato de 143 aparelhos celulares que estavam em posse de detentos.
A medida é viabilizada pelo decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última terça-feira (13), que permite o bloqueio administrativo de linhas telefônicas junto à Anatel. Antes da norma, a inutilização dos aparelhos dependia obrigatoriamente de uma ordem judicial. O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, afirmou que o governo já dispõe de 15 equipamentos de última geração para monitorar e neutralizar sinais em presídios, declarando que as unidades "não serão mais escritórios do crime".
Durante o encontro com autoridades fluminenses, incluindo o governador interino Ricardo Couto, o Ministério da Justiça também entregou quatro armas antidrones para unidades de elite, como o Bope e a Core. A tecnologia visa combater o uso crescente de drones por facções criminosas, que têm utilizado os dispositivos para monitorar incursões policiais e realizar ataques.
O assessor do Ministério da Justiça, Daniel Hirata, explicou que a iniciativa busca evitar uma escalada nos conflitos armados, protegendo tanto os agentes de segurança quanto a população das comunidades. A partir da próxima semana, as forças de segurança do Rio de Janeiro iniciarão o treinamento necessário para a operação dos novos dispositivos antidrone.
Fonte: ICL Notícias

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.