Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas do mundo em sua área, já passou da fase da advertência, para pedir socorro ao povo brasileiro

Portal Plantão Brasil
17/3/2021 14:29

Miguel Nicolelis, um dos maiores cientistas do mundo em sua área, já passou da fase da advertência, para pedir socorro ao povo brasileiro

0 0 0 0

1627 visitas - Fonte: Plantão Brasil/Twitter

Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área no começo da década passada pela revista de divulgação para leigos Scientific American. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.



Nicolelis foi o primeiro cientista a receber no mesmo ano dois prêmios dos Institutos Nacionais de Saúde estadunidenses e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.



Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. (Wikipedia)







Nicolelis não vive no Brasil, mas foi chamado a voltar para cuidar de seus pais idosos, quando foi apanhado pela pandemia e não deixou mais o Brasil até agora.



Foi então convidado a fazer parte do projeto Mandacaru, um coletivo de cientistas voluntários que assessoram estados sobre como enfrentar a pandemia.Comandou também o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, criado em março de 2019 pelos nove estados nordestinos, para, entre outros objetivos, gerenciar crises da região, com ferramentas criadas especificamente para combater problemas,entre eles o da pandemia.



Sua atuação na tentativa de salvar o Brasil da maior catástrofe na nossa história e, talvez, da historia da humanidade, tem sido incansável . Infelizmente, infrutífera, para desespero de muitos que acompanham a atuação brilhante desse cientista.







Em entrevista à CNN Brasil, Nicolelis advertiu: "Março pode ser pior momento desde início da pandemia e, eu ouso dizer, da história do Brasil, porque nunca tivemos um evento capaz de matar tantos brasileiros em tão pouco tempo como o que nós estamos passando".



Em resposta, o governo Bolsonaro, fazendo-se de surdo e cego, em total desrespeito à ciência, permanece em sua política de negacionismo devastador. Passamos pela quarta troca de Ministro da Saúde, sem esperanças de que qualquer progresso seja feito no sentido de salvar vidas.



Adepto incondicional do lockdown, Nicolelis aponta a falta de entendimento das pessoas e o desrespeito ao distanciamento social como um dos fatores que agravam a crise e podem fazer nosso sistema de saúde colapsar de forma irremediável. E, pior, nosso sistema funerário poderá colapsar, trazendo consequências inimagináveis à sociedade, conforme já advertiu o cientista.



"Esse é um problema que vem desde o começo da pandemia, notoriamente por causa de falta de uma mensagem clara, transparente, objetiva e verdadeira da gravidade do que essa pandemia" , disse ele.



"Agora, tudo está explodindo ao mesmo tempo. Isso significa que não não tem medicação, não tem como intubar, não vai dar para transferir de uma cidade para outra, não vai ter como transferir para lugar nenhum. A consequência do colapso de saúde é o colapso funerário. Cientistas não olham só o presente, mas olham o futuro, enquanto o político está pensando no hoje, em como resistir à pressão do setor X para não fechar, a despeito das mortes", argumenta ele.







Sua campanha de esclarecimento já se tornou um verdadeiro pedido de socorro, como se pode ver em algumas de suas postagens nas redes sociais:































*Por Aurea Julio

Siga no Twitter: @Aurea_AKAGoldie



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians