Em manobra confusa, Flávio Bolsonaro apaga post onde se autoproclamava presidente
Após viajar para os Estados Unidos, senador Flávio Bolsonaro recua de declaração golpista em carta aberta e altera termos após questionar resultado das urnas.

Foto: O senador Flávio Bolsonaro. Foto: Divulgação · Original e licença
O senador Flávio Bolsonaro (PL) protagonizou um episódio de instabilidade política nesta quarta-feira (28) ao publicar uma carta contestando o resultado das eleições presidenciais. Em um primeiro momento, o parlamentar, que já se encontra nos Estados Unidos, chegou a se autoproclamar "presidente eleito" do país, alegando, sem apresentar qualquer prova, a existência de uma suposta fraude no pleito.
Poucas horas após a repercussão da mensagem, o senador editou o conteúdo original. As expressões "verdadeiro presidente do Brasil" e "presidente eleito" foram removidas e substituídas por termos mais vagos, como "líder do Brasil". Na versão inicial, Flávio chegou a classificar o resultado das urnas como fruto de uma "organização criminosa".
Em sua carta, o senador atacou o Poder Judiciário e criticou especificamente a decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, que autorizou a extensão do horário de votação em duas horas. O magistrado atendeu a pedidos tanto da coligação de Luiz Inácio Lula da Silva quanto da própria campanha de Flávio, motivados por problemas no transporte público e condições climáticas. Dados oficiais mostram que, no período extra, foram registrados menos de 35 mil votos, enquanto a vantagem de Lula sobre o senador foi de 4,4 milhões de votos.
Apesar das alegações de Flávio, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reafirmou a lisura e a transparência do processo eleitoral. O PL, partido do senador, já reconheceu o resultado das urnas e solicitou apenas esclarecimentos técnicos à Justiça Eleitoral.
Em resumo
- Flávio Bolsonaro viajou aos EUA e publicou carta contestando o resultado eleitoral sem provas.
- O senador editou o texto original após se autoproclamar "presidente eleito".
- O TSE confirmou a vitória de Lula e a segurança do pleito, enquanto o PL reconheceu o resultado.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.