Lula busca diálogo com Trump e Milei para cerimônia de posse em 2027
O presidente Lula planeja convidar os líderes dos EUA e da Argentina para sua posse, buscando pragmatismo diplomático e novas parcerias comerciais.

Foto: Trump e Milei se reúnem na Casa Branca Crédito: REUTERS/Jonathan Ernst · Original e licença
Em um movimento estratégico para sinalizar abertura ao diálogo e distensionar relações diplomáticas, o presidente Lula (PT) estenderá convites formais aos chefes de Estado dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Argentina, Javier Milei, para sua cerimônia de posse. A informação foi divulgada pelo jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil.
A solenidade está marcada para o dia 5 de janeiro de 2027, data que foi alterada pelo Congresso Nacional justamente para otimizar a agenda de autoridades estrangeiras. Até o momento, nem Trump nem Milei se manifestaram publicamente sobre o resultado do pleito brasileiro. A expectativa do Palácio do Planalto é reforçar os convites pessoalmente durante a Cúpula do Mercosul e a reunião do G20, que ocorrem em dezembro.
A diplomacia brasileira traça estratégias distintas para cada nação. Em relação à Argentina, o governo mantém cautela, prevendo dificuldades de aproximação devido ao cenário político interno de Milei. Já com os Estados Unidos, a aposta é no pragmatismo, especialmente após as eleições de meio de mandato no país norte-americano. O governo brasileiro pretende aproveitar esse novo momento para retomar negociações visando a redução de tarifas sobre produtos nacionais.
Em resumo
- Lula convidará Trump e Milei para a posse em 5 de janeiro de 2027.
- Convites serão reforçados pessoalmente em cúpulas internacionais em dezembro.
- Governo busca reduzir taxas sobre exportações brasileiras para os EUA.
Fonte: Brasil 247

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.