Governo Lula define prazo até abril para Bolsonaro retornar ao Brasil

Portal Plantão Brasil
28/2/2023 15:02

Governo Lula define prazo até abril para Bolsonaro retornar ao Brasil

0 0 0 0

7565 visitas - Fonte: Bloomberg

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro compareça perante os tribunais brasileiros nos próximos meses e está considerando opções para forçá-lo a retornar ao país se ele não voltar voluntariamente até o final de março, de acordo com um assessor de alto escalão do líder de esquerda.

Bolsonaro, que está de férias na Flórida desde antes do final de seu mandato no ano passado, provavelmente não enfrentará prisão após seu retorno ao Brasil, disse o assessor, pedindo anonimato para discutir informações confidenciais. O líder conservador está sob investigação em várias frentes, inclusive por supostamente incitar tumultos em Brasília em 8 de janeiro, mas nenhuma acusação formal foi feita contra ele.

Casos envolvendo o ex-presidente também incluem alegações de planejar um golpe com alguns de seus assessores próximos, alguns dos quais foram presos, e seu alegações não comprovadas sobre a integridade do sistema de votação eletrônica do Brasil em evento com embaixadores estrangeiros. Ele deve ser interrogado durante as investigações. Se for considerado culpado, ele poderia perder seus direitos políticos por vários anos, o que o deixaria inelegível para concorrer à presidência na próxima eleição.

Bolsonaro, que diz não ter cometido nenhuma irregularidade, vem repetindo que não pretende ficar nos EUA por muito tempo. Mas ele solicitou um visto de seis meses para os EUA em 30 de janeiro, sugerindo que ele estava em sem pressa para deixar o país. Mais recentemente, ele disse ao Wall Street Journal que planeja retornar ao Brasil em março para liderar a oposição política a Lula. Embora as perspectivas de ter Bolsonaro liderando comícios no Brasil não sejam particularmente atraentes para o governo, Lula disse inúmeras vezes que quer responsabilizar todos aqueles que possam estar envolvidos na insurreição contra seu governo.

O advogado de Bolsonaro no Brasil não respondeu a um pedido de comentário. O gabinete de Lula não quis comentar.

Depois de um período de silêncio após sua derrota para Lula em outubro, Bolsonaro está ativo nas mídias sociais novamente, divulgando realizações de seu tempo no cargo e fazendo transmissões ao vivo. Neste fim de semana, ele apareceu fazendo churrasco com amigos, incluindo um cantor de música sertaneja e Pedro Guimarães, ex-presidente-executivo da Caixa Econômica Federal.

Ele também participou de alguns eventos organizados por organizações políticas conservadoras nos EUA, incluindo um comício realizado em um resort de Miami de propriedade de seu aliado próximo, Donald Trump. No próximo mês, espera-se que ele participe de uma conferência da Coalizão de Ação Política Conservadora em Washington.

Os pedidos de extradição de Bolsonaro se acumularam na mais alta corte e no Ministério das Relações Exteriores do Brasil desde o mês passado, a maioria deles feitos por parlamentares e partidos de oposição no Brasil. Antes de se reunir com Biden em 10 de fevereiro, Lula disse a repórteres que não falaria sobre a extradição de seu inimigo político com o presidente dos EUA porque a decisão está, em última análise, nas mãos dos tribunais do Brasil.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians