124 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Indonésia autorizou a habilitação de mais 14 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina, elevando para 52 o total de unidades aptas a vender para o mercado asiático. A notificação oficial foi enviada ao Ministério da Agricultura na quinta-feira (29), após a conclusão de auditorias técnicas realizadas por uma missão indonésia que esteve no Brasil em dezembro. A medida é um avanço significativo na estratégia do setor de diversificar destinos, especialmente diante das mudanças no comércio global de proteína.
Entre as plantas habilitadas estão unidades de grandes grupos como JBS e Minerva, além de cooperativas e frigoríficos independentes localizados em estados como Pará, Mato Grosso, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O presidente da Associação Brasileira das Indindustrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Roberto Perosa, afirmou que as novas habilitações fortalecem as oportunidades em um mercado de grande potencial e refletem o empenho do governo na abertura de novos mercados.
A Indonésia é vista como um destino estratégico para absorver parte do volume de carne que deixará de ser exportado para a China devido a medidas sanitárias. O mercado indonésio, aberto ao Brasil desde 2019, registrou em novembro de 2025 o maior volume mensal de compras da história, com 14 mil toneladas, após autorizar a importação de carne com osso. Projeções do setor indicam que as importações podem crescer entre 50 mil e 60 mil toneladas em 2026.
Em 2025, o Brasil exportou cerca de 43 mil toneladas de carne bovina para a Indonésia, gerando uma receita de aproximadamente US$ 154 milhões. A ampliação das autorizações reforça a posição competitiva do agronegócio brasileiro no cenário internacional e demonstra a eficácia da diplomacia comercial do governo Lula em garantir novos espaços para a produção nacional.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.