Escândalo da emenda pix: aliado de Bolsonaro é alvo da PF por corrupção em shows musicais

Portal Plantão Brasil
29/1/2026 15:28

Escândalo da emenda pix: aliado de Bolsonaro é alvo da PF por corrupção em shows musicais

0 0 0 0

607 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O deputado federal Eduardo Velloso, conhecido por sua fidelidade ao bolsonarismo, acordou com a Polícia Federal em sua porta nesta quinta-feira. A Operação Graco, deflagrada em conjunto com a CGU, investiga um esquema criminoso de desvio de recursos públicos federais no Acre. Por ordem do Supremo Tribunal Federal, os agentes realizaram buscas inclusive no apartamento funcional do parlamentar em Brasília, apontando-o como a figura central de uma trama que envolve fraudes em contratos culturais no município de Sena Madureira.

A investigação aponta que o grupo criminoso utilizou o nebuloso mecanismo da "emenda Pix" para transferir quase R$ 1 milhão para a contratação de apresentações musicais sob suspeita. Esse modelo de repasse, marca da gestão passada, permite que o dinheiro da União chegue a estados e municípios sem fiscalização prévia ou convênios formais. O prejuízo estimado aos cofres públicos já chega a R$ 912 mil, evidenciando como a falta de transparência nas emendas parlamentares serviu de banquete para práticas ilícitas.

Os contratos investigados foram firmados em setembro de 2024 pela Secretaria Municipal de Cultura. A PF e a CGU apuram indícios de que as licitações foram direcionadas e de que houve sobrepreço ou até mesmo o pagamento por serviços que nunca foram executados. É o uso do dinheiro do contribuinte para financiar esquemas de lavagem de dinheiro e corrupção, enquanto o parlamentar envolvido posava como defensor da moralidade ao lado de Jair Bolsonaro em vídeos de campanha nas redes sociais.

Eduardo Velloso, o principal alvo da operação, é o mesmo que aparecia ao lado do senador Márcio Bittar pedindo votos para o ex-presidente derrotado em 2022. O histórico de apoio ao bolsonarismo agora se mistura a crimes graves como associação criminosa e fraude em licitação. A Operação Graco cumpre 14 mandados de busca e apreensão entre o Acre e o Distrito Federal para recolher documentos e dispositivos eletrônicos que ajudem a desvendar a profundidade desse esquema de drenagem de recursos federais.

O cerco contra o mau uso das emendas parlamentares faz parte de um esforço maior para rastrear como o dinheiro público tem sido aplicado no país. Para os investigadores, o caso de Velloso é um exemplo de como a estrutura estatal foi loteada para beneficiar aliados políticos em detrimento do bem comum. A coleta de provas nesta quinta-feira foca em identificar todos os agentes públicos e privados que participaram do direcionamento criminoso das verbas federais destinadas a eventos musicais de fachada.

Enquanto a justiça avança, o episódio reafirma a necessidade de controle rígido sobre os repasses do Congresso. O bolsonarismo, que frequentemente ataca as instituições, vê agora mais um de seus representantes ter que se explicar ao STF e à Polícia Federal. A Operação Graco é um passo essencial para garantir que a cultura e o desenvolvimento regional não sejam usados como máscara para o enriquecimento ilícito de políticos que se dizem "patriotas", mas que operam nas sombras contra o patrimônio do povo brasileiro.

Assista ao vídeo:


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians