Conflito iminente: Irã prepara resposta "esmagadora" após Trump enviar navios de guerra

Portal Plantão Brasil
29/1/2026 16:36

Conflito iminente: Irã prepara resposta "esmagadora" após Trump enviar navios de guerra

0 0 0 0

501 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O mundo assiste com apreensão ao escalar de uma crise que pode levar a um conflito direto entre Estados Unidos e Irã. Nesta quinta-feira (29), a Guarda Revolucionária iraniana anunciou que realizará exercícios militares com munição real no Estreito de Ormuz, a artéria mais vital para o mercado mundial de petróleo. A movimentação é uma resposta direta à política de "pressão máxima" reeditada por Donald Trump, que nesta semana enviou uma "enorme armada" naval para a região e ameaçou uma ofensiva militar caso Teerã não se curve a um novo acordo nuclear.

A estratégia de Trump parece focar no colapso do regime dos aiatolás por meio de uma combinação de asfixia econômica e ataques cirúrgicos. Fontes do governo americano indicam que Washington considera bombardeios contra pontos estratégicos para reacender os protestos populares que já deixaram milhares de mortos no Irã. Em Davos, Trump subiu o tom, afirmando que o "tempo está acabando" e que o próximo ataque será "muito pior" do que operações anteriores. O envio do porta-aviões Abraham Lincoln é o símbolo dessa força que o republicano pretende usar para forçar uma negociação nos termos dos EUA.

O Irã, por sua vez, não dá sinais de recuo. Além dos exercícios militares previstos para o início de fevereiro, o país anunciou a adição de mil drones ao seu arsenal e reafirmou estar no "auge da prontidão". A ameaça de fechar o Estreito de Ormuz — por onde passa 20% do petróleo mundial — é a principal arma de Teerã para desestabilizar a economia global e tentar minar o apoio político a Trump. Especialistas alertam que uma explosão nos preços dos combustíveis poderia ser o maior pesadelo eleitoral para o presidente americano nas eleições de meio de mandato.

Para piorar a situação do regime iraniano, a União Europeia endureceu sua postura e classificou a Guarda Revolucionária como uma organização terrorista nesta quinta-feira. Novas sanções foram impostas a ministros e comandantes militares em resposta à repressão violenta contra os manifestantes. Enquanto a diplomacia russa alerta para as "consequências perigosas" de uma intervenção americana, o Irã descarta qualquer conversa enquanto as ameaças de Washington continuarem, criando um impasse perigoso em uma das regiões mais instáveis do planeta.

A situação é de um jogo de nervos onde qualquer erro de cálculo no Estreito de Ormuz pode desencadear uma guerra de proporções imprevisíveis. Trump aposta que o poderio militar e a insatisfação interna no Irã derrubarão o governo, enquanto o Irã confia na sua capacidade de retaliação para manter os EUA à distância. Com navios de guerra americanos a caminho e a munição real iraniana pronta para ser disparada, a próxima semana será decisiva para o futuro do Oriente Médio e da economia internacional.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians