594 visitas - Fonte: Metrópoles
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal sabatina, nesta quinta-feira (4/5), o candidato indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao comando da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa.
Corrêa é ex-secretário nacional de Segurança Oública do Ministério da Justiça. Formado em direito, foi agente e é delegado da Polícia Federal (PF).
Para que a indicação seja aprovada, é necessária a aprovação do colegiado, presidido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL). A relatoria da matéria é realizada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso Nacional.
Em seu parecer, Randolfe pontua que Corrêa tem experiência e formação adequadas para ocupar o cargo, e que a condução do posto é essencial para o combate ao terrorismo e crime organizado. O senador votará de forma favorável à nomeação.
Além da indicação de Corrêa, senadores vão deliberar sobre a nomeação de Alessandro Moretti para o cargo de diretor-adjunto do órgão. A escolha de Moretti não foi consenso na base do governo, pois Moretti teve atuação na Secretaria de Segurança do Distrito Federal ao lado de Anderson Torres, ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL).
Secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante os atos golpistas de 8 de janeiro, Anderson Torres foi detido por apurações sobre os atos antidemocráticos e cumpre a prisão no 4º Batalhão da Polícia Militar, no Guará (DF), desde que voltou ao Brasil.
Acompanhe:
Biografia
Corrêa atuou em diversos setores da PF e, entre 2007 e 2011, nos mandatos de Lula e Dilma Rousseff (PT), ocupou o cargo de diretor-geral do Departamento de Polícia Federal.
No Ministério da Justiça, foi secretário de Segurança Pública e diretor de Segurança nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.