663 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), uma das principais lideranças da bancada evangélica, esteve diretamente envolvido na articulação do acordo entre o INSS e a Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), entidade investigada por fraudes milionárias. O acordo, assinado em maio de 2021 com apoio do parlamentar, autorizou descontos de até 2,5% nos benefícios previdenciários e resultou em repasses de R$ 221 milhões da autarquia à CBPA entre março de 2023 e abril de 2025, período anterior à Operação Sem Desconto da Polícia Federal.
Documentos revelam que a CBPA contratou empresas ligadas a familiares de Silas Câmara, repassando cerca de R$ 1,8 milhão. Entre elas estão a Network Multimídia, da família de seu filho Heber Câmara, e a Conektah Estratégias Digitais, empresa que prestou serviços à campanha do deputado em 2022. A própria filha de Silas, Milena Ramos Câmara, atuou como advogada da confederação. A CGU apurou que nenhum dos 32 beneficiários entrevistados autorizou os descontos, confirmando a fraude.
O caso expõe a promiscuidade entre políticos da bancada evangélica e esquemas de corrupção que desviam recursos públicos destinados aos trabalhadores. Enquanto Silas Câmara se apresenta como defensor dos "valores familiares", usa seu mandato para beneficiar parentes com contratos suspeitos, demonstrando o verdadeiro caráter de uma liderança que instrumentaliza a fé para enriquecimento ilícito. A investigação deve avançar para punir todos os envolvidos neste esquema que lesou milhares de aposentados.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.