593 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou uma nova rodada de negociações trilaterais com Rússia e Estados Unidos para os dias 4 e 5 de fevereiro em Abu Dhabi. As conversas ocorrem em um momento crítico, com a Ucrânia enfrentando uma intensa onda de frio, temperaturas de -15°C em Kiev e cerca de mil prédios residenciais sem aquecimento devido ao colapso parcial do sistema energético após meses de ataques russos. Zelensky afirmou que o país está "pronto para uma discussão substantiva" em busca de um "fim real e digno da guerra", mas resiste à pressão de Washington para ceder territórios no leste, principal ponto de impasse.
A situação humanitária se agrava com a previsão de temperaturas abaixo de -20°C, enquanto a Rússia mantém ofensivas aéreas que, segundo Zelensky, visam "destruir a conectividade entre cidades". Dois civis morreram em Dnipro após um ataque de drone, e seis ficaram feridos em um bombardeio a um hospital de maternidade em Zaporizhzhia. A trégua temporária em ataques à infraestrutura energética, mediada pelo presidente Donald Trump, mostra a fragilidade do cenário.
As negociações expõem a contradição da política externa norte-americana, que pressiona a Ucrânia a negociar enquanto a Rússia continua sua guerra de agressão. Enquanto a população sofre com o frio e a violência, a diplomacia mostra seus limites frente à insistência imperialista de Moscou, deixando claro que qualquer paz duradoura exigirá o fim da expansão militar russa e o respeito à soberania ucraniana.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.