1932 visitas - Fonte: Plantão Brasil/ twitte
Romeu Zema, governador de Minas Gerais, está enfrentando críticas após defender a criação de uma frente sul-Sudeste contra a Região Nordeste. Segundo Zema, a proposta pretende obter mais "protagonismo político".
A reação à proposta de Zema foi imediata e severa. O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou o governador, afirmando que "o Brasil precisa de mais união, não de ódio. Precisa de mais compreensão, não intolerância. Precisa de mais respeito, não de preconceito."
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) também expressou sua indignação, chamando a declaração de Zema de "revoltante", "preconceituosa" e "nojenta". Boulos destacou que Zema havia elogiado Bolsonaro e criticou a referência do governador ao nordeste como uma "vaquinha" que "produz pouco".
As declarações de Zema também foram criticadas nas redes sociais. Internautas e personalidades como o jornalista Reinaldo Azevedo condenaram as palavras do governador.
Zema falando é a prova viva que o silêncio é ouro.
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) August 5, 2023
O Brasil precisa de mais união, não de ódio. Precisa de mais compreensão, não intolerância. Precisa de mais respeito, não de preconceito.
Respeite o povo, o sudeste, o sul e o nordeste. Respeite o Brasil.
BASTA!
REVOLTANTE. Depois de elogiar Bolsonaro, o governador de MG, Romeu Zema, disse que o Nordeste é uma "vaquinha" que "produz pouco" e disse que às críticas à concentração de renda no país "tem de ter limite". Preconceituoso e nojento!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) August 5, 2023
ABSURDO! Romeu Zema ataca pobres e nordestinos com discurso xenofóbico e separatista. Após sancionar lei que aumenta o próprio salário em 298%, o governador de MG, anuncia, agora, uma "frente Sul-Sudeste contra o Nordeste".
— Chico Alencar ?? (@depchicoalencar) August 6, 2023
Uma vergonha! ??
INACEITÁVEL a fala abjeta e preconceituosa de Romeu Zema. O sujeito desrespeita o Nordeste sempre que pode. Ainda teve a pachorra de afirmar que as críticas à concentração de renda "tem de ter limite". Logo ele, dono de um patrimonio declarado de R$130 milhões. Não passarão!
— Ivan Valente (@IvanValente) August 5, 2023