212 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo do presidente Lula prepara uma ampla reestruturação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para intensificar o combate a crimes financeiros como lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. A proposta, encaminhada pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, prevê a criação de 66 novos cargos comissionados – elevando o total de 75 para 141 – e a implantação de seis subunidades regionais em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belém, buscando descentralizar a atuação do órgão.
A reformulação atende à necessidade de modernizar a inteligência financeira diante da complexidade crescente das transações, incluindo criptoativos, e da infiltração do crime organizado em setores formais da economia. O Coaf atualmente processa mais de 7,5 milhões de comunicações por ano, mas sofre com limitação de pessoal e alta rotatividade, o que compromete a efetividade das investigações. As novas unidades regionais terão foco em análise financeira e cooperação institucional, com investimento inicial de R$ 2,49 milhões.
A medida reforça o compromisso do governo Lula com a segurança do sistema financeiro e o enfrentamento ao crime organizado, após episódios que expuseram fragilidades em 2025. A modernização, que inclui uso de inteligência artificial, consolida o papel do Brasil no cumprimento de recomendações internacionais e na promoção de um ambiente econômico mais transparente e seguro, alinhado ao projeto de desenvolvimento soberano e justiça social.
Com informações da Folha de São Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.