786 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O influenciador bolsonarista Paulo Figueiredo, conhecido por articular ações internacionais com Eduardo Bolsonaro, deve se tornar réu ainda neste semestre por envolvimento na tentativa de golpe contra as instituições brasileiras. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) já foi enviada à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e aguarda análise. Apesar de foragido nos Estados Unidos, Figueiredo teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, que também cancelou seu passaporte e nomeou a Defensoria Pública da União (DPU) para sua defesa, diante da ausência de advogado constituído.
Figueiredo, neto do último ditador do regime militar, usou suas redes sociais para ironizar o processo, mesmo alegando não ter sido formalmente notificado. Para Moraes, no entanto, há "ciência inequívoca" das acusações, evidenciada pelos próprios vídeos do investigado, onde afirma que será julgado à revelia. A DPU argumenta que ele apenas fez manifestações políticas, mas a denúncia aponta seu papel central em vazar documentos com o intuito de pressionar militares a aderirem ao golpe.
Com forte atuação nos bastidores, Figueiredo também é acusado de influenciar o governo de Donald Trump, de quem já foi sócio. Junto com Eduardo Bolsonaro, teria articulado as sanções econômicas contra o Brasil, como a tarifa de 50% imposta recentemente por Trump. Em vídeos no YouTube, Figueiredo atacou o STF e o ministro Alexandre de Moraes, alcançando mais de 10 milhões de visualizações e faturando milhares de dólares com o conteúdo golpista.
O próprio Eduardo Bolsonaro reconheceu o papel estratégico de Figueiredo: “Eu abro a porta, eu sou o coração, mas você é o cérebro”, disse o deputado em vídeo. Os dois, segundo o Estadão, operam diretamente nos Estados Unidos contra os interesses nacionais, ignorando as tentativas diplomáticas do governo brasileiro e dos senadores que buscaram reverter as sanções impostas.
Em nova afronta, Figueiredo afirmou que não há diálogo possível com o Congresso americano sem que o Brasil atenda às exigências de Trump, deixando claro seu alinhamento com uma agenda estrangeira antidemocrática. Moraes, ao abrir nova ação penal contra os golpistas, destacou que o influenciador só tem influência entre militares por ser neto do ex-ditador, e apontou sua covardia por atacar o Brasil à distância.
Enquanto Eduardo é investigado por coação ao STF e conspiração internacional, Figueiredo ainda responde apenas à denúncia do golpe. Mas sua iminente transformação em réu marca mais uma etapa na responsabilização dos articuladores da tentativa de ruptura institucional promovida pelo bolsonarismo — agora com ramificações internacionais.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.