1608 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, negociado por quase duas décadas, foi finalmente concluído, em uma vitória comemorada pelo governo Lula. Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, atribuiu ao presidente um papel essencial para destravar as negociações finais, destacando o trabalho do Itamaraty e da diplomacia brasileira. “O presidente Lula teve um papel essencial”, afirmou Viana, celebrando a conclusão de um marco considerado contrário à onda global de protecionismo.
Viana enfatizou a dimensão histórica do tratado, que cria o que classificou como “o maior acordo econômico do mundo”, reunindo uma população de mais de 700 milhões de pessoas e um PIB combinado próximo a 22 trilhões de dólares. Em um contexto de enfraquecimento de organismos multilaterais, o pacto surge como um contraponto forte, superando em números o PIB da China e ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Para o Brasil, os benefícios são imediatos e estratégicos. O comércio com o bloco europeu já movimenta cerca de 100 bilhões de dólares por ano, sendo a segunda maior parceria do país, atrás apenas da China. Viana ressaltou que essa relação é equilibrada e que mais de um terço das exportações brasileiras são de produtos industrializados, o que amplia o ganho para a indústria nacional além do agronegócio.
O presidente da ApexBrasil também destacou a complementaridade entre as economias, unindo países tropicais produtores a uma das regiões de maior poder de consumo do planeta. Com o acordo formalmente concluído no âmbito executivo, o processo segue agora para a fase de ratificação pelos parlamentos dos países envolvidos. “Não tem maneira melhor de começar 2026”, comemorou Viana, vislumbrando um novo patamar para a inserção internacional do Brasil e do Mercosul.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.