3395 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O governo brasileiro decidiu encerrar a representação dos interesses diplomáticos da Argentina na Venezuela, função que exercia desde setembro de 2024, quando Buenos Aires ficou sem corpo diplomático em Caracas. A medida, ocorre em meio ao agravamento das tensões entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, impulsionado por uma sequência de publicações ofensivas do mandatário argentino em suas redes sociais.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a decisão foi tomada após uma série de posts e reposts de Milei com críticas diretas e indiretas ao Brasil e a Lula. Em uma das publicações, o líder argentino celebrou a captura de Nicolás Maduro pelos EUA com um vídeo que terminava com uma imagem de Lula abraçado ao presidente venezuelano. Em outra, compartilhou um mapa que retratava a América do Sul de forma depreciativa, ilustrando o Brasil como uma grande favela. Esses gestos foram considerados inaceitáveis pelo Itamaraty.
Desde agosto de 2024, o Brasil administrava a embaixada argentina em Caracas, intermediando contatos com o governo Maduro e garantindo proteção a refugiados e opositores abrigados no local. Fontes do governo brasileiro avaliaram que as repetidas provocações de Milei minaram a confiança necessária para manter essa delicada missão diplomática. “Fica difícil para um país que está do lado do câncer do socialismo representar os interesses argentinos. É até incoerente com a própria visão do Milei”, disse um interlocutor anônimo.
Com o fim da tutela brasileira, a expectativa no meio diplomático é que a Itália assuma a representação dos interesses argentinos na Venezuela. A mudança reflete a profunda deterioração na relação bilateral, marcada por divergências ideológicas e pela crise política venezuelana, que se agravou com a recente intervenção militar norte-americana e a captura de Maduro.
Com informações da CNN Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.