Alexandre de Moraes exige detalhes de presídios em SC antes de decidir destino de Silvinei Vasques

Portal Plantão Brasil
21/1/2026 11:13

Alexandre de Moraes exige detalhes de presídios em SC antes de decidir destino de Silvinei Vasques

0 0 0 0

1341 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O cerco contra os arquitetos do golpe continua se fechando. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, iniciou os trâmites para analisar o pedido de transferência do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, para Santa Catarina. O ex-agente, que se tornou um símbolo do uso político das instituições durante o desgoverno bolsonarista, está preso preventivamente em Brasília e agora tenta, por meio de sua defesa, cumprir sua pena mais perto de sua base de apoio.

Silvinei Vasques não é apenas um preso comum; ele foi condenado pelo STF a uma pena pesada de 24 anos e seis meses de prisão por seu papel central na trama golpista que tentou subverter a democracia brasileira. Sua ficha corrida inclui uma tentativa patética de fuga: o ex-diretor da PRF foi capturado no Paraguai enquanto planejava se esconder em El Salvador. Desde dezembro, o "patrulheiro de estimação" de Bolsonaro amarga os dias atrás das grades no Distrito Federal, sob a vigilância rigorosa da Suprema Corte.

Atendendo ao pedido da defesa, mas sem dar margem para qualquer facilidade, Moraes ordenou que as administrações prisionais de Florianópolis e São José informem detalhadamente se possuem vagas e condições de segurança para receber o condenado. O ministro quer saber se Santa Catarina tem capacidade real de manter o golpista isolado e sob custódia, evitando que a transferência se torne um privilégio ou uma brecha para novas articulações políticas da extrema direita no estado.

Além de cobrar as autoridades catarinenses, o ministro também notificou o sistema penitenciário de Brasília. Ele exige um relatório sobre a viabilidade operacional do "recambiamento" do preso. Isso mostra que, no Supremo, a lei é aplicada com rigor técnico e logístico, tratando Silvinei como o criminoso condenado que é, sem as regalias que ele certamente esperava desfrutar quando atuava para impedir o voto de brasileiros durante as eleições de 2022.

A figura de Silvinei Vasques representa o aparelhamento criminoso do Estado que o Brasil derrotou nas urnas. Sua condenação e prisão são passos fundamentais para a higienização das instituições democráticas. Se a transferência ocorrer, será sob as condições impostas pela Justiça, e não pela vontade do réu. A resposta das autoridades penitenciárias será o próximo capítulo de uma queda que começou com bloqueios ilegais em estradas e terminou com uma sentença amarga de quase um quarto de século.

Enquanto a defesa tenta suavizar a situação do ex-diretor, o país segue acompanhando o desmonte da rede golpista. O rigor de Alexandre de Moraes reafirma que ninguém está acima da lei, especialmente aqueles que juraram proteger a Constituição e a traíram para servir a um projeto autoritário de poder. Silvinei, que outrora comandava rodovias, agora depende de despachos judiciais para saber em qual cela passará as próximas décadas de sua vida.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians