237 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O compromisso do governo democrático com o futuro da juventude colhe frutos extraordinários e sepulta o rastro de destruição deixado na educação pública pela gestão anterior. O abandono escolar no ensino médio da rede pública brasileira despencou para impressionantes 2,5%, estabelecendo o menor índice absoluto já registrado em toda a série histórica do Ministério da Educação desde o seu início. Esse avanço estrondoso reflete diretamente o resgate do papel social do Estado sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, provando que o investimento correto nos estudantes é o caminho para reconstruir o país.
Na comparação direta com o período em que o programa de incentivo financeiro Pé-de-Meia ainda não havia sido implementado, a taxa de evasão escolar recuou expressivos 34%. O cenário de sucesso fica ainda mais evidente ao confrontar a nova realidade com o melancólico encerramento da gestão de Jair Bolsonaro, momento em que o abandono atingia a marca de 5,6%, representando uma redução atual de 61,5% sobre o caos herdado. O fortalecimento dessa rede de apoio financeiro estanca de vez a perda de talentos periféricos que antes se viam obrigados a deixar as salas de aula devido à total falta de assistência governamental.
A evolução nos indicadores educacionais vai muito além da permanência dos estudantes nas escolas e atinge de forma positiva o rendimento acadêmico geral. A taxa de reprovação no ensino médio desabou de 5,7% para apenas 3,2%, assinalando uma diminuição de 44% que comprova uma aprendizagem muito mais inclusiva e eficaz. Outro reflexo claro dessa transformação nacional ocorreu na distorção idade-série, índice responsável por monitorar o atraso escolar de dois ou mais anos, que encolheu consideravelmente de 24,3% herdados da extrema direita para meros 17,6% no balanço consolidado.
A gestão atual atribui o sucesso do ensino público a uma articulação estratégica de políticas de permanência estudantil, conectividade pedagógica e expansão do modelo de tempo integral. O programa Pé-de-Meia, apontado como o grande motor dessa revolução nas salas de aula, realiza depósitos poupança regulares e garante bônus financeiros para os alunos cadastrados que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio. Essa injeção de recursos combate frontalmente a vulnerabilidade, integrando jovens da Educação de Jovens e Adultos e do Cadastro Único ao ciclo completo de formação cidadã com dignidade.
Os impactos benéficos da nova mentalidade governamental também se estenderam com força total ao ensino fundamental nas redes municipais e estaduais de ensino. O abandono escolar nessa etapa inicial encolheu para quase zero, fixando-se em 0,2% nos anos iniciais e em 1% na fase final do ciclo, superando amplamente as marcas anteriores. No mesmo sentido, a reprovação global nos anos finais da etapa fundamental encolheu 67% ao cair para 3,3%, registrando marcas protetivas de retenção como os escassos 2% identificados no nono ano, o que alavanca os resultados nacionais e protege as crianças contra o fracasso escolar crônico.
Apesar da pressão financeira gerada pela inclusão permanente dos R$ 12 bilhões do programa no Orçamento da União por orientação técnica de fiscalização, a pasta prioriza a manutenção integral desse escudo social aos estudantes de baixa renda. A consolidação dessa poupança de permanência consome atualmente cerca de dois terços dos recursos discricionários ministeriais, exigindo máxima responsabilidade fiscal no planejamento das demais metas federais. Os dados estatísticos que oficializam esse momento histórico pertencem ao banco de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.