15137 visitas - Fonte: g1
Depois de viralizar nas redes sociais por ter comprado um par de sapatos em um shopping center da China, o presidente Michel Temer ganhou nesta terça-feira (8) calçados nacionais de empresários brasileiros. Os calçadistas presentearam o peemedebista e ainda levaram sapatos fabricados no Brasil para a primeira-dama Marcela Temer e para o filho caçula do presidente, Michelzinho.
O peemedebista fez sucesso na internet, em setembro, ao ser fotografado em uma loja da cidade chinesa de Hangzhou. Na ocasião, ele havia viajado ao país asiático para participar do encontro de cúpula dos chefes de Estado do G20, o grupo que reúne as 20 maiores economias do planeta.
A imagem de Temer comprando calçados fabricados no principal concorrente dos sapatos brasileiros gerou críticas de empresários do setor. À época, o presidente se justificou afirmando que o salto dos sapatos que havia levado para o encontro do G20 havia "quebrado".
Nesta terça, os empresários brasileiros presentearam o peemedebista com um par de sapatos sociais fabricado em Franca (SP), um dos principais polos calçadistas do país.
Já a primeira-dama recebeu um par de sapatos de salto alto produzido no município gaúcho de Três Coroas. Michelzinho ganhou como mimo dois pares de tênis: um feito em Parobé (RS) e o outro em Birigui (SP).
Ao final da audiência no Palácio do Planalto, o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, e o presidente do conselho de administração da entidade, Rosnei da Silva, contaram aos repórteres que o próprio Temer puxou o assunto da compra dos calçados chineses em meio à conversa, tentando se justificar.
"Ele [Temer] tomou a iniciativa de falar. Ele contou: 'fui comprar um sapato lá [na China] porque tive uma emergência. Podia ter mandado vir no meu apartamento [do hotel], mas fui na loja comprar e devia ter algum brasileiro que me fotografou e mandou a foto. Se eu soubesse, teria tomado esse cuidado'", relatou Silva.
"Houve uma repercussão toda na época que eu até não entendi muito bem, porque é a coisa mais normal do mundo. Eu quando viajo para o exterior não costumo comprar sapatos, mas o presidente disse que precisou de um par devido à circunstância que aconteceu lá. Ele foi lá na loja e comprou. Não há nenhum constrangimento", complementou Klein.
O presidente da República, segundo os empresários, não calçou os novos sapatos durante a audiência.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.