457 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (9) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser assinado nos próximos dias e tem potencial para entrar em vigor ainda em 2026. Para isso acontecer, o tratado precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos Congressos de cada país do Mercosul, processo chamado de "internalização". Alckmin destacou, porém, que se o Congresso Nacional brasileiro votar a matéria no primeiro semestre, o país não precisará esperar pela ratificação de Argentina, Paraguai e Uruguai para começar a usufruir dos benefícios.
"Se o Congresso Brasileiro votar no primeiro semestre, nós não dependemos da Argentina, Paraguai e Uruguai, para já entrar em vigência", afirmou o vice-presidente, sinalizando uma estratégia de aprovação célere por parte do governo Lula. Alckmin enfatizou que a sociedade será a grande ganhadora, com acesso a produtos mais baratos e de melhor qualidade, e que o pacto tem forte potencial de geração de empregos e atração de investimentos.
Segundo o vice-presidente, a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas da China, com uma corrente de comércio que movimentou 100 bilhões de dólares no ano passado. Ele ressaltou o peso do bloco europeu para a economia nacional: 30% das empresas exportadoras brasileiras mais de 9 mil vendem para a UE, gerando mais de três milhões de empregos. Além disso, a União Europeia foi o primeiro ou segundo destino das exportações de 22 estados brasileiros em 2025.
Alckmin também vinculou o acordo a uma agenda de sustentabilidade e governança global, afirmando que o tratado fortalece o combate às mudanças climáticas e representa uma vitória do multilateralismo em um cenário geopolítico marcado por conflitos e instabilidade. A confirmação da aprovação do acordo pelo Conselho da União Europeia foi dada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que classificou a decisão como "histórica" e um passo para criar crescimento e empregos.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.