604 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O dólar encerrou a sexta-feira (9) em queda frente ao real, influenciado por dois fatores principais: a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e dados mais fracos que o esperado do mercado de trabalho norte-americano. A moeda americana fechou o dia a R$ 5,3664, uma baixa de 0,42%, acumulando uma desvalorização de 1,06% na semana. O movimento ocorreu na contramão do exterior, onde o dólar se fortalecia ante outras divisas.
Pela manhã, os números do Departamento do Trabalho dos EUA mostraram a criação de apenas 50 mil postos em dezembro, abaixo da projeção de 60 mil, o que inicialmente pressionou a divisa norte-americana. No entanto, a taxa de desemprego ficou em 4,4%, ligeiramente melhor que os 4,5% esperados, um sinal que, após análise mais aprofundada, reduziu as expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve e deu fôlego ao dólar no mercado internacional.
No Brasil, porém, a notícia da aprovação definitiva do acordo Mercosul-UE, confirmada no início da tarde, ampliou a queda da moeda estrangeira. O tratado, visto pelo mercado como um marco estrutural positivo para a economia brasileira, chegou a empurrar o dólar para a mínima do dia de R$ 5,3529 (-0,69%). Especialistas avaliam que o acordo melhora a percepção de risco do país a longo prazo. "Contribui para uma redução marginal do prêmio de risco cambial no longo prazo, ou seja, valorização do real frente ao dólar", explicou Eduardo Amorim, da Manchester Investimentos.
No cenário doméstico, o IPCA de dezembro veio em 0,33%, com inflação acumulada de 4,26% em 2025, um resultado que, apesar de mostrar pressão em serviços, não alterou a expectativa de manutenção da Selic em 15% pelo Banco Central no fim de janeiro. O amplo diferencial de juros entre Brasil e EUA continua sendo um forte atrativo para capitais estrangeiros, ajudando a conter a alta do dólar. Para finalizar a sessão, o BC realizou operação de swap, vendendo 50 mil contratos para rolagem de vencimentos.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.