Justiça aperta o cerco contra empresários que tentaram boicotar o voto petista
Ministério da Justiça e Senacon notificam empresas e empresários por condutas discriminatórias e tentativas de interferência no processo eleitoral.

Foto: Leandro Batista da Nóbrega, dono do Frigorífico Goiás. Foto: Reprodução · Original e licença
O Ministério da Justiça iniciou uma ofensiva contra empresários que utilizaram seus estabelecimentos para promover discriminação política ou tentar interferir no exercício do voto durante o segundo turno das eleições. Entre os alvos das notificações está Leandro Batista da Nóbrega, proprietário do Frigorífico Goiás, que chegou a oferecer uma viagem com todas as despesas pagas para eleitores petistas de Goiânia, com o objetivo de retirá-los da cidade no dia do pleito.
A oferta, que incluía transporte, alimentação e bebidas, foi prontamente barrada por uma decisão judicial. O empresário, que possui grande alcance nas redes sociais, ganhou notoriedade ao acompanhar a apuração dos votos na residência de Flávio Bolsonaro. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) agora exige explicações formais sobre a conduta, que pode configurar violação ao Código de Defesa do Consumidor.
Além do caso do frigorífico, a Senacon estendeu as notificações a outros três estabelecimentos que adotaram posturas discriminatórias contra eleitores de esquerda:
A Mangiare Pizzaria & Restaurante, em João Pessoa, por publicar mensagens hostis a clientes esquerdistas; a Toldos Bom Tempo, em Bonito (MS), que exibiu placa proibindo a entrada de petistas; e o bar Garagem do Espeto, em São José dos Campos (SP), cujo proprietário defendeu publicamente a demissão em massa de funcionários que votam no PT.
As empresas têm o prazo determinado pelo órgão para prestar esclarecimentos. Caso seja comprovado o descumprimento das normas vigentes, os estabelecimentos poderão sofrer sanções administrativas.
Em resumo
- Ministério da Justiça notificou empresários por condutas discriminatórias e interferência eleitoral.
- Dono do Frigorífico Goiás foi proibido pela Justiça de manter oferta de viagem para eleitores petistas.
- Senacon investiga estabelecimentos que restringiram atendimento ou defenderam demissões por motivação política.
- As ações visam apurar possíveis violações ao Código de Defesa do Consumidor.
Fonte: Diário do Centro do Mundo

O que você acha desta notícia?
Seja o primeiro a compartilhar sua opinião.