Vídeo: Manaus, sem oxigênio,faz apelo desesperado aos Estados por ajuda

Portal Plantão Brasil
14/1/2021 14:53

Vídeo: Manaus, sem oxigênio,faz apelo desesperado aos Estados por ajuda

0 0 0 0

4079 visitas - Fonte: Revista Fórum

Na manhã desta quinta-feira (14), acabou o oxigênio de hospitais de Manaus. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, que em um vídeo relatou a situação de guerra vivida na capital amazonense. Ele apelou para que oxigênio de outros estados seja transportado à cidade “em caráter de guerra”.







Para manter os pacientes vivos, Viana relata que eles estão sendo ambuzados. A técnica consiste no uso de um equipamento de respiração manual chamado ambu, em que o profissional de saúde – médico, enfermeiro ou técnico – faz o bombeamento manual de um balão de oxigênio, pois os respiradores estão sem o gás.



No vídeo em que descreve a situação caótica enfrentada pelos hospitais da cidade, Viana afirma: “Pela manhã recebi notícia de que diversos hospitais já estão com falta de oxigênio e pacientes que necessitam do oxigênio estão sendo ambuzados, estão sendo mantidos vivos pelo esforço dos profissionais médicos, enfermeiros e técnicos. Situação terrível que nós temíamos e denunciamos que poderia chegar”.







Viana prossegue fazendo um apelo “a todas as autoridades e os profissionais de saúde” para que se unam na busca de uma solução emergencial. “Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas”, afirmou. O vídeo foi enviado à Fórum pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas.



O apelo também corre redes sociais. Em um vídeo que circula no Twitter, uma mulher diz que acabou o oxigênio de uma unidade de saúde inteira. Ela pede que quem tiver disponibilidade leve o produto à Policlínica da Redenção.











APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians