Vídeo: Em discurso à cúpula do clima, Bolsonaro, sem nem cumprimentar Biden, desfilou dados irreais sobre atuação de seu governo

Portal Plantão Brasil
22/4/2021 12:21

Vídeo: Em discurso à cúpula do clima, Bolsonaro, sem nem cumprimentar Biden, desfilou dados irreais sobre atuação de seu governo

0 0 0 0

2535 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA — Em discurso na manhã desta quinta-feira na Cúpula dos Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro antecipou para 2050 o prazo para o Brasil zerar as emissões de gases do efeito estufa. A meta anterior, definida no ano passado, era 2060.



— Determinei que nossa neutralidade climática seja alcançada até 2050, antecipando em dez anos a sinalização anterior — discursou o presidente brasileiro.







Bolsonaro também prometeu dobrar o orçamento de órgãos ambientais destinado a ações de fiscalização, como parte do esforço para acabar com desmatamento ilegal até 2030 — objetivo assumido pelo Brasil em 2015, no Acordo de Paris.



— Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais do governo, duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização.



Além de Biden e de Bolsonaro, líderes de outros 24 países também irão falar nesta manhã. Antes da fala de Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou uma foto dos dois acompanhando a cúpula. Salles é alvo de críticas de diversos setores pela política adotada na pasta.







A cúpula é o maior desafio diplomático já enfrentado por Bolsonaro porque põe em xeque a relação com os Estados Unidos após a saída do ex-presidente Donald Trump e expõe a falta de compromisso do seu governo com as metas que o próprio Brasil estabeleceu cumprir como signatário do Acordo de Paris sobre o clima, de 2015.



Na cúpula, Biden busca estabelecer a liderança americana no tema climático após o recuo drástico promovido por Trump, que tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris. Ele cobra que os países participantes se disponham a apresentar metas mais ambiciosas para a redução da emissão de gases de efeito estufa, que causam o aquecimento global, até a Cúpula do Clima da ONU, a COP-26, que ocorrerá em Glasgow, na Escócia, em novembro deste ano.







Na semana passada, Bolsonaro enviou uma carta a Biden reafirmando o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030, estabelecido em 2015. O brasileiro, no entanto, destacou que a meta só poderá ser alcançada com o investimento de “recursos vultosos” e pediu o apoio do governo americano.



NOTA DO PLANTÃO BRASIL:



Acompanhe ao vivo o discurso de Bolsonaro (em inglês). Assim que for liberada versão falada em português, ou com legendas em português, a matéria será atualizada.







APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians