GLOBO: TEMER DIZ QUE GOVERNO 'NÃO É CONTRA' ALTERAÇÃO FEITA NO FATOR PREVIDENCIÁRIO

Portal Plantão Brasil
14/5/2015 14:38

GLOBO: TEMER DIZ QUE GOVERNO 'NÃO É CONTRA' ALTERAÇÃO FEITA NO FATOR PREVIDENCIÁRIO

Câmara aprovou nesta quarta mudança no cálculo do fator previdenciário. Líder do governo, José Guimarães avaliou votação como 'derrota' do país.

0 0 0 0

420 visitas - Fonte: G1

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou nesta quinta-feira (14) que o governo federal "não é contra" a mudança aprovada nesta quarta (13), pela Câmara dos Deputados, no fator previdenciário, que é o cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias. Já o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), classificou a alteração na regra previdenciária de "derrota" para o país.



A mudança no cálculo da aposentadoria foi aprovada pela Câmara por meio de uma emenda incluída pelo PTB na medida provisória que altera o acesso da população à pensão por morte. A chamada MP 664 faz parte do pacote de ajuste fiscal que o governo propôs ao Congresso Nacional para reduzir gastos e reequilibrar as contas da União.



O fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos (nos casos de homens) ou 60 (mulheres). O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e de 30 para mulheres.



A alteração aprovada pelos deputados federais institui a fórmula conhecida como 85/95, na qual o trabalhador se aposenta com proventos integrais (com base no teto da Previdência, atualmente R$ 4.663,75) se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens). Para professoras, de acordo com a emenda, a soma deve ser 80 e para professores, 90. Se o trabalhador decidir se aposentar antes, a emenda estabelece que a aposentadoria continua sendo reduzida por meio do fator previdenciário.



"Quando ao fator previdenciário, a comissão certa seguramente ainda será instalada, tudo isso será examinado e trabalho. Há bastante tempo o governo pensa em modificar o fator previdenciário. Registro que ele não foi eliminado como se rogou no dia de ontem [quarta], teve uma pequena adequação, em favor dos aposentados. O governo não tem nada contra isso", declarou o vice-presidente.



Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), a modificação feita ao fator previdenciário representa "derrota" para o país e mostra suposta contradição no PSDB, que votou favoravelmente à alteração e, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso governava o país, votou a favor de criar o fator.



"Evidentemente que foi uma derrota não do governo, do país. Não podemos discutir a questão da previdência de forma pouco responsável, sobretudo para quem criou o fator previdenciário, que foi o governo Fernando Henrique Cardoso", disse o líder.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians