Trump faz nova ameaça a Bolsonaro

Portal Plantão Brasil
4/12/2019 11:45

Trump faz nova ameaça a Bolsonaro

0 0 0 0

1146 visitas - Fonte: Folha

Em mais um aceno aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (4) que não está decepcionado com Donald Trump e que ainda acredita em uma desistência por parte do governo americano na imposição de tarifas sobre as importações de aço e alumínio procedentes de Brasil e Argentina.







Na entrada do Palácio do Alvorada, onde parou para cumprimentar um grupo de eleitores, ele disse que tem havido um "certo exagero" na repercussão da afirmação do norte-americano, uma vez que o ele ainda "não bateu o martelo" e os produtos ainda não foram oficialmente taxados.







"Eu acredito no Trump, não tenho uma idolatria por ninguém, tenho uma amizade. Não vou falar amizade, não frequento a casa dele, mas temos um acordo com contato bastante cordial", disse. "Não tem decepção porque não bateu o martelo ainda. Não é porque um amigo meu falou grosso numa situação qualquer que eu já vou dar as costas para ele", acrescentou.



Na segunda-feira (2), Trump publicou a intenção de taxar o aço e o alumínio em suas redes sociais. Ele pediu que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, impeça que países tomem vantagem de um dólar mais forte, desvalorizando suas moedas.



O governo brasileiro não planeja retaliar os Estados Unidos. O argumento do Palácio do Itamaraty na negociação tem sido o de que as tarifas sobre o aço trarão prejuízo para os exportadores de coração metalúrgico da Pensilvânia, Alabama e Virgínia Ocidental. O Brasil é o maior importador de carvão metalúrgico desses estados. Também argumentam que 89% do aço exportado pelo Brasil é semiacabado, e é insumo para a indústria americana.



PIOR AINDA:



O governo dos Estados Unidos fez chegar ao presidente Jair Bolsonaro um recado que pode ser considerado uma retaliação muito maior que taxar o aço: o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas para uso da base de Alcântara, no Maranhão, está ameaçado caso o Brasil mantenha os chineses no leilão 5G — que está previsto para o segundo semestre de 2020. Os americanos temem espionagem e alegam que não vão utilizar sua tecnologia espacial em um país no qual as redes de tecnologia da informação são controladas por seu rival comercial, a China.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians