889 visitas - Fonte: New York Times
Do New York Times:
O rei Juan Carlos, ex-monarca da Espanha, pagou cerca de US$ 820.000 em impostos atrasados, disse seu advogado na quarta-feira, em meio a uma investigação de promotores para saber se ele e outros membros da família real usavam contas bancárias em nome de outras pessoas para ocultar ativos das autoridades fiscais.
O advogado do rei, Javier Sánchez-Junco Mans, não disse por que ou quando Juan Carlos fez o pagamento. Mas o anúncio foi feito apenas um mês depois que a mídia espanhola revelou uma investigação sobre a possível evasão fiscal e lavagem de dinheiro com base no ex-rei e seus parentes usando essas contas bancárias para pagar as despesas de cartão de crédito. A promotoria anticorrupção confirmou a existência de um novo caso envolvendo o rei, mas não deu mais detalhes. Ele já foi objeto de outra investigação do mesmo escritório.
Os pagamentos com cartão de crédito ocorreram após a abdicação de Juan Carlos em 2014, o que pode significar que ele não está protegido pela imunidade de acusação de que fazia como chefe de Estado. A extensão dessa imunidade tornou-se um problema no caso de corrupção anterior, mas permanece uma questão não resolvida. Em agosto passado, Juan Carlos, 82, deixou abruptamente a Espanha e foi para os Emirados Árabes Unidos, em meio a uma série de investigações relacionadas a sua fortuna pessoal.
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.