Amazonas discute com governo federal transferência de bebês prematuros para outros Estados. Dória oferece atendimento integral

Portal Plantão Brasil
15/1/2021 15:13

Amazonas discute com governo federal transferência de bebês prematuros para outros Estados. Dória oferece atendimento integral

0 0 0 0

688 visitas - Fonte: O Globo

MANAUS — O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, confirmou ao GLOBO que o governo estadual está discutindo com o Ministério da Saúde a transferência de bebês prematuros de unidades hospitalares de Manaus para outros estados. Em meio ao caos do sistema de saúde da capital amazonense, os recém-nascidos correm o risco de ficar sem oxigênio.







A conversa aconteceu na manhã desta sexta-feira e envolveu também o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e secretário de saúde do Maranhão, Carlos Lula.



De acordo com a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde da pasta, Mayra Pinheiro, o transporte dos bebês deverá começar nesta sexta-feira em aeronaves privadas fretadas junto a empresas que fornecem o serviço de UTI aérea.



Segundo Pinheiro, o transporte dos bebês não poderia ser feito em aeronaves militares. O Ministério da Saúde iniciou um mapeamento da frota de UTIs aéreas na rede privada em todo o Brasil para avaliar quantos aviões poderiam ser usados nessa operação.







— Essas crianças vão começar a ser transferidas hoje, com autorização dos pais, para diversos hospitais em outros estados. Estamos dando prioridade para essa remoção — afirmou a secretária.



O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), disse que os “próximos dias em Manaus serão difíceis” por conta do caos no sistema de saúde gerado pelo aumento no número de casos de Covid-19 e pela falta de oxigênio hospitalar. Enfrentando a maior crise dos seus dois anos de mandato, Lima nega, no entanto, arrependimento por ter afrouxado as restrições impostas por ele próprio a atividades como o comércio no final do ano.



No dia 23 de dezembro, o governador amazonense assinou um decreto restringindo uma série de atividades econômicas para conter o avanço da doença. Após pressão de empresários, ele recuou e determinou a reabertura. “Era preciso ouvir a voz das ruas”, justificou em entrevista ao GLOBO. Em meio à crise que veio depois, Lima se viu obrigado a decretar toque de recolher na quinta-feira.







Doria diz que SP atenderá integralmente bebês do Amazonas

Durante entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o estado atenderá os bebês prematuros do Amazonas que estão sem oxigênio disponível. Doria disse que ficou sabendo da situação durante a entrevista e já encaminhou a situação para o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.



— Acabo de falar com nosso secretário da Saúde, São Paulo atenderá integralmente esses 60 bebês. Acolheremos todos que puderem ser transportados — afirmou Doria.



O governador demonstrou irritação com a situação e com o que avaliou ser incompetência do governo federal. Doria chegou até mesmo a bater seu celular no púlpito.



— Gente, é o fim do mundo isso. Para quem é pai, quem é mãe, não ter oxigênio para bebê? É uma irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Me choca isso como brasileiro — afirmou.







Doria afirmou que a atuação do presidente Jair Bolsonaro poderia ser classificada como genocídio em alguns países. O governador lembrou que outros países da América do Sul, como Argentina, Chile e Colômbia, já começaram a vacinação.



— Em outro país isso talvez fosse classificado como genocídio. O abandono aos brasileiros, completamente. Crianças sem oxigênio. Um apelo do governador do estado do Amazonas, do secretário de saúde do estado do Amazonas, para salvar crianças — disse o governador paulista.



O tucano ainda falou que é o momento de que a sociedade civil e o Congresso reajam à situação:



— Ou vamos assistir isso por meses e achar que isso é normal, que faz parte e que a ideologia do negacionismo é aceitável? Não é aceitável. Isto é um crime que estão cometendo contra os brasileiros.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians