Para evitar obstrução de pauta, Lira e oposição selam acordo para a Mesa Diretora da Câmara

Portal Plantão Brasil
2/2/2021 18:12

Para evitar obstrução de pauta, Lira e oposição selam acordo para a Mesa Diretora da Câmara

0 0 0 0

536 visitas - Fonte: O Globo

BRASÍLIA — O novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), adiou para quarta-feira a eleição para compor a Mesa Diretora da Casa. A estratégia teve objetivo de ganhar tempo diante da pressão de partidos de oposição, que ameaçaram travar a pauta de votações caso Lira mantivesse a decisão de tirá-los da composição da Mesa. Nesta terça, Lira e oposição chegaram a um acordo sobre a nova formação da Mesa, que, além da presidência da Câmara, conta com duas vice-presidências e quatro secretarias, que gerenciam diferentes fatias do orçamento da Casa e têm diferentes atribuições. Há ainda quatro suplências.







Após vencer a eleição ontem, Lira anulou a composição da Mesa que havia sido montada e avalizada pelo agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ). Nesta terça, porém, Lira fez uma proposta aos nove partidos que apoiaram a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), que ficou em segundo lugar na disputa à presidência da Casa.



A primeira vice-presidência ficará com Marcelo Ramos (PL-AM); a segunda-vice presidência ficará com André de Paula (PSD-PE); a primeira secretaria com Luciano Bivar (PSL-PE); a segunda secretaria com Marília Arraes (PT-PE); a terceira secretaria ficará com o PSB, mas ainda sem um nome definido, tendo em vista que poderá haver disputa interna no partido; e a quarta secretaria com Rosângela Gomes (Republicanos-RJ).







Lira ofereceu duas vagas titulares na Mesa, a metade do que estava previsto inicialmente. E manteve as duas suplências que seriam destinadas à oposição. Para o bloco que apoiou Baleia, o movimento de Lira foi interpretado como um recuo após a ameaça de obstrução de pautas, o que poderia gerar um impasse político no início do mandato de Lira no comando da Casa.



— Arthur Lira procurou o bloco para conversar. A atitude ontem havia sido muito violenta, e isso embaçou sua vitória. Quer recompor. A maioria dos partidos do bloco avalia que devemos fazer essa recomposição. Nesse contexto, o PT sairia da primeira secretaria para a segunda secretaria. Estamos conversando aqui. Se for para manter a unidade dos partidos de oposição, devemos aceitar, sem deixar de cobrar e de continuar denunciando o ato violento e autoritário. O desgaste do Lira e a pressão do bloco fizeram com que ele recuasse — disse a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT.







No caso do PT, o partido perderia a primeira secretaria e ficaria com a segunda secretaria, que cuida de premiações e honrarias, estágios, e passaportes diplomáticos. O GLOBO apurou que o Republicanos, que apoiou a eleição de Lira e é próximo do Planalto, cobiça a primeira secretaria, que cuida de requerimentos de informações destinados aos demais poderes, de recursos administrativos, da ratificação de despesas, do credenciamento de profissionais visitantes e do recebimento de correspondências.



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians